"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Vende-se criança branca para fazer companhia para seu cachorro


De um tempo para cá eu enfiei na cabeça que queria um bichinho de estimação, decidi que seria um gato e parti para a jornada estressante que é adotar um animal de qualquer ONG por ai. É muito engraçado navegar pelas páginas onde são expostos os gatinhos para adoção e ler seus discursos tentando mostrar seus pontos positivos, não consegui deixar de me sentir extremamente desconfortável, como se diante de mim estivesse sendo exposto produtos que eu devesse escolher, como em um shopping ou mercado. E realmente, a adoção não passa de uma escolha de uma mercadoria. Porém pesquisando sobre isso eu fui cair em uma coisa muito mais séria, adoção de crianças.

Assim como as pessoas procuram gatos e cachorros dessa ou de outra forma, eles procuram crianças com estas ou aquelas características, alias, parece que as pessoas se preocupam muito mais com as características físicas do que as psicológicas de seus futuros filhos. "Quero uma criança entre essa idade, branca, de olhos azuis ou verdes, comportada, boazinha, carinhosa, etc, etc, etc". Isso soa tão errado, mas tão errado... Pelo amor de deus, são crianças e não são produtos. Quando você engravida você não pode escolher como seu filho vai ser, porque quando adota você pode? Qual a lógica? Você quer um filho ou um enfeite?

Fico só imaginando o que se passa na cabeça das crianças que ficam, das que nunca são adotadas... Como elas vão crescer? Porque a chance de uma criança branca ter uma família é maior do que uma criança negra? Isso é ridículo. Pensa-se estar fazendo o bem só pelo fato de estar adotando, não importa se você escolheu a criança mais bonita e "perfeita" a seus olhos, e realmente, você está fazendo o bem... Mas é muito fácil fazer o bem desse jeito, qualquer um poderia adotar essa criança. Não te acho nobre por isso... Não... Acho isso ridículo, acho que no momento que você concorda em adotar uma criança, um filho... Você não deveria escolher! Acho que todas as crianças deveriam ter a mesma chance. Porque não?

Se já é desconfortável no caso de animais... Com crianças é revoltante. O que me faz pensar se na imagem a cima o que está para adoção é o cachorro para ser amigo do menino, ou o menino para ser amigo do cachorro. Parece que de um tempo para cá os papeis andam invertidos.

Nenhum comentário: