"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Há muitas pedras no caminho


A medida que crescemos vamos nos encontrando com pequenas e grandes dificuldades, pequenas e grande pedras no caminho. Quando pequenos na maioria das vezes não sabemos como lidar com esses problemas, mas aos poucos aprendemos, quer seja observando, quer seja sendo ensinados ou criando uma forma própria e pessoal de lidar com isso. Se uma criança aprende que se deve lidar com a dor segurando o choro, ela passará o resto da vida pensando que deve fazer isso, se ela aprender que se lida com a dor gritando e fazendo escândalo, ela fará isso o resto da vida (não da forma infantil, mas contando aos quatro ventos, por exemplo), se ela aprender a lidar com a dor de forma agressiva, ela pode apresentar comportamentos agressivos pelo resto da vida.

Todos crescemos passando por diversas pedras em nosso caminho, porém há pedras e pedras. Há pedras que dificilmente conseguiremos lidar, quer sejamos novos ou velhos. E quando ela é chutada em nosso caminho, temos que aprender a lidar com ela de outra forma, porque ela não é uma pedra qualquer, não vai sair tão fácil do caminho. Cada pessoa é um universo inteiro, portanto dificilmente irão reagir igual a um mesmo estímulo. É complicado falar em comportamento "correto" frente a um problema e comportamento "incorreto", cada um lida com uma situação da sua forma, mesmo que essa forma o prejudique ou prejudique ao próximo. O que se pode falar é de comportamento assertivo, onde a pessoa procura valorizar seus sentimentos sem prejudicar ao próximo ou a si mesma. Porém poucas pessoas conseguem ser assertivas em situações muito delicadas, principalmente se as pessoas em questão são crianças ou adolescentes.

Crianças e adolescentes possuem um jeito único e peculiar de lidar com a dor. Muito dificilmente vemos pessoas nessa faixa etária se expressando por meio de palavras, o comportamento e a linguagem corporal parecem ser formas de se comunicar muito mais fortes. Por isso precisamos estar muito atentos a mudanças bruscas de comportamento, comportamentos autodestrutivos, agressivos, evasivos, ou então, estresse, nervosismo, inquietação, medo excessivo, compulsividade... Enfim, tudo o que foge demasiadamente do comum. Apesar de todos nós termos que passar por dificuldades e termos que aprender a lidar com elas, há algumas que não podemos enfrentar sozinhos, há pedras grandes de mais e muito dificilmente uma criança ou adolescente vai conseguir falar de forma clara que precisa de ajuda, é função dos adultos aprenderem a identificar essas dificuldades.

Infelizmente... Os adultos muitas vezes são os que jogam essas pedras no meio do caminho dessas crianças. As vezes imagino que muito antes das crianças, quem precisa de ajuda são esses adultos orgulhosos e errados, porque se não fossem por eles, nossas crianças seriam felizes e saudáveis. Mas enquanto a geração passada não admite seus erros e traumas, teremos sempre uma geração presente cada vez mais problemática e doente.

Nenhum comentário: