"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sábado, 30 de julho de 2011

A fronteira do mau


Ser anti-social não é ser tímido, não é não gostar de ter muitos amigos ou ter dificuldade de fazer novas amizades. Ser anti-social é não sem importar com os sentimentos alheios, é basicamente não ter escrúpulos para conseguir o que quer, é ser cruel.

Mas nem sempre esse tipo de pessoa é cruel. O anti-social tem uma habilidade muito grande para lidar com pessoas, ele manipula muito bem o ambiente a sua volta, sabe mentir e enganar muitíssimo bem, também sabe fazer facilmente com que as pessoas gostem dele e façam o que ele quer. Porém quanto mais tempo se passa ao lado de um anti-social mais fácil as pessoas vão percebendo sua real face. O que é visto nas pessoas com esse tipo de personalidade como maldade e egoísmo é na verdade uma incapacidade de sentir empatia pelo próximo, ou seja, incapacidade de se colocar no lugar do outro e sentir o que o outro está sentindo e incapacidade de se sentir culpa. O anti-social, também conhecido como psicopata, é uma pessoa que possui um transtorno de personalidade, portanto ele não é assim porque "escolhe" ser assim.

Apesar de não existirem remédios que possam curar ou amenizar a psicopatia, é importante que elas tenham um acompanhamento psicológico para que possam ser ensinadas a viver em sociedade.

O transtorno de personalidade anti-social caracteriza-se pelo padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível constatado pela ausência de remorsos. Essas pessoas não se ajustam às leis do Estado simplesmente por não quererem, riem-se delas, frequentemente têm problemas legais e criminais por isso. Mesmo assim não se ajustam. Frequentemente manipulam os outros em proveito próprio, dificilmente mantêm um emprego ou um casamento por muito tempo.

Aspectos essenciais:

-Insensibilidade aos sentimentos alheios
-Atitude aberta de desrespeito por normas, regras e obrigações sociais de forma persistente.
-Estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas dificilmente é capaz de mantê-los.
-Baixa tolerância à frustração e facilmente explode em atitudes agressivas e violentas.
-Incapacidade de assumir a culpa do que fez de errado, ou de aprender com as punições.
-Tendência a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis.

É mais comum do que muita gente pensa encontrar um anti-social por aí, dificilmente eles procuram ajuda porque não vêem o problema neles mesmos e sim nas pessoas a sua volta. São basicamente aquele parente impossível de se lidar, que vive fazendo coisa errada e nunca aprende, egoístas e irreparáveis, ou aquela coleguinha da escola que sentia prazer em humilhar alguém sem motivo nenhum, e pior, conseguia fazer com que os professores a amassem e acreditassem que ela era um anjo, enfim... Se você prestar um pouco de atenção não é tão difícil identificá-los. Mas mais importante do que saber identificá-los, é não ser enganado por eles, não tentar concertá-los (porque não existe concerto), enfim... se manter a uma distância segura.

Eles não tem realmente culpa por serem assim... Mas o fato é são geralmente muito maus. E infelizmente não há nada que se possa fazer. Nenhum amor ou paciência do mundo que você queira oferecer vai mudar alguma coisa, assim como nenhum ódio também.

(informações tiradas do bom e velho google)

Nenhum comentário: