"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 10 de julho de 2011

Quem disse que seria fácil?




Não é tão difícil assim ajudar uma pessoa. Doe sangue, doe roupas, brinquedos, alimentos... Isso é ajudar. Ou então faça mais, seja voluntário por um dia ou mais. Ou então não precisa nem ir tão longe! Abrace um amigo quando ele estiver triste, escute alguém chorando, ofereça uma palavra amiga. É simples.


É fácil ajudar uma pessoa. Mas não é nada fácil conviver com alguém que precisa constantemente de ajuda, não é fácil se relacionar com esse tipo de pessoa. Não é fácil, dia após dia, ouvir essa pessoa chorando inconsolavemente, abraçá-la sempre que preciso, segurá-la entre os braços, forçar os olhos se encontrarem e tentar mantê-la consciente, não é fácil... É de uma frustração e impotência enorme, tentar ajudar uma pessoa dia após dia e nunca vê-la melhorar de verdade. As pessoas são acostumadas a se esforçarem em alguma coisa em troca de um objetivo final alcançado, um "prêmio" final, mas quando você se esforça e se esforça, e esse "prêmio" que você espera não chega... As coisas começam a perder o sentido. De que adianta? De que adianta eu tentar enxugar essas lágrimas se logo, a qualquer pequena frustração ou dor, elas vão voltar a cair? Você se sente como se estivesse sempre tentando juntar os pedaços de algo quebrado, e colá-los no lugar... Mas nunca consegue, porque o jeito como isso foi quebrado simplesmente não tem jeito.


Mas a esperança é a última que morre, a esperança é a última que morre. Dessa vez tudo vai dar certo! Você abraça sua frágil pessoa quebrada e se afasta, observando desconfiada se dessa vez ela vai conseguir andar sozinha, você caminha ao seu lado, ansiosa, encorajando, comemorando cada passo como uma grande vitória, você grita de alegria e orgulho. Olha! Ela não anda tão bem assim, seus passos são incertos e trêmulos, mas ela está andando! Quem sabe... Quem sabe... Talvez logo eu consiga andar ao seu lado sem se preocupar tanto, sem prender a respiração quando ela tropeça, sem temer cada novo passo como uma nova possibilidade de tudo dar errado. Mas então... Ah! Que pena... Ela caiu de novo, está chorando de novo, logo vai começar a se machucar de novo... Você respira fundo e se abaixa junto a ela, segura suas mãos controlando-a, vai ficar tudo bem, você repete sem parar, sem saber direito se fala isso para ela ou para você mesma, vai ficar tudo bem. Vem, vamos limpar essas lágrimas, olhe para mim! Seus olhos são tão bonitos, olhe para mim, assim. Está me ouvindo? Eu te amo, vem, vamos tentar de novo, estou bem aqui. Vai ficar tudo bem.

Você olha todo o seu esforço para salvar aquela pessoa e se sente tão cansado, tão impotente. Você já tentou de tudo, certo? Já fez tudo o que podia. Tudo bem... Tudo bem você pensar em desistir, tudo bem você se sentir cansado e confuso, tudo bem você chorar. É difícil acreditar que essa pessoa está fazendo de tudo para melhorar também. Porque ela não consegue? Por que? Porque não melhora? Não deve ser tão difícil assim... Não é possível que não exista solução. Não é possível.

Você também tem suas necessidades, todo mundo precisa de ajuda de vez em quando, todo mundo chora e quer ter um companheiro com quem possa contar... Mas você se sente tão inseguro, quase como se não tivesse direito de sofrer frente a alguém tão fraco quando sua pessoa quebrada. Ela não vai agüentar, preciso ser forte. Preciso ser forte por mim e por ela. Vai ficar tudo bem.

Não, não, não... Está tudo errado. Não é assim que se lida com alguém problemático. Não... Tire o peso do "ela vai se curar", não... Não é você que vai curá-la, não é você que vai conseguir colar todos seus pedaços, pare de tentar, pare! Não é seu papel, você não precisa tentar fazer isso... Não... Você só vai se frustrar. Você precisa entender que o que você tem em mãos, não é algo que você precisa consertar e sim algo que você tem que aprender a ver as qualidades, a beleza e lado bom, apesar de quebrado... Porque nem tudo que é inteiro é necessariamente bonito, assim como nem tudo o que é julgado quebrado, é feio. É verdade que o que é quebrado é mais sensível, mais frágil, mais intocável... Mas... Olhe, ela não anda tão bem assim, mas ela faria tudo o que pode para ver um sorriso seu. Olhe... Ela é fraquinha... Mas também é tão forte e decidida por continuar tentando apesar de tudo. Olhe... Ela tem uns tombos feios de vez em quando... Mas, poxa! Quando ela está feliz ela pode até correr. Ela gosta de dividir a alegria com você, ela gosta tanto de te ver sorrindo, se orgulha tanto de você, ela te ama muito mais que você imagina. Não é perfeito. Não, não é. Não é fácil. Não, não é. Mas quem é perfeito? E quem disse que seria fácil?

2 comentários:

Unknown disse...

Puxa! Que profundo! Completo e verdadeiro...

Unknown disse...

Obrigada! ^^