"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

terça-feira, 19 de julho de 2011

Me ame


Quietinha, sorriso grande que engana quem olha de fora, dissimulada, simpática, tímida, inteligente, observadora... Perfeita. Vida perfeita, notas prefeitas, família perfeita, mente perfeita, sorriso perfeito.

"As vezes eu me pergunto se você tem problemas... Parece que não, você sempre tem um sorriso para dá, você sempre escuta todo mundo, nunca reclama de nada, nunca vi você chorar, nunca vi nada... Deve ser bom ser você."

A garota olha para a amiga surpresa... Nossa, como eu sou uma boa mentirosa. Ela sorri, abaixa a cabeça, de repente sente vontade de chorar, mas ela engole todo e qualquer sentimento e sussurra baixinho, quase como se fizesse uma confissão, quase como se avisasse a amiga. "Você não ia querer ser eu... Minha vida não é tão boa assim.". Simples, claro, como se não tivesse dito nada de mais, o momento passa.

Ela tem que ser perfeita. Os professores a amam, é uma aluna exemplar, e quando não amam... Ela explode com uma raiva destrutiva e irracional. Tudo precisa ser perfeito, tudo, tudo... As pessoas precisam gostar dela... Mas pouquíssimas gostam, a verdade é que ela é nervosa e compulsiva, autoritária e chorona, burra, fechada, deprimida, agressiva... Não, não... Está longe de ser perfeita.

Ela não consegue, ela nunca vai conseguir. Ela tira notas muito altas, mas não consegue passar em um ditado básico, nem rir de piadas, nem entender sutilezas e acompanhar entrelinhas... Ela é um alvo facílimo de risos, é só contrariá-la, é só jogar água em sua mochila ou fazer qualquer coisa que fuja do normal, da sua "perfeição", ela surta, é engraçado, ela chora como um bebê, sem parar, como se fosse o fim do mundo (e é o fim do mundo mesmo, mas ninguém entende). Ela é engraçada, tão nervosa, tão tensa, se assusta fácil, abaixa a cabeça mais fácil ainda, se rende logo, se transforma em um animalzinho submisso na primeira ameaça. Olha, como é legal, puxar seu cabelo, levantar seu queixo e dizer o quanto ela é feia, falar sobre sexo e ver ela começar a tremer de medo, até mesmo só encostar nela, pra vê-la se retraindo e se desligar.

Mas ela é tão perfeita. Olha ela sorrindo de novo com o olhar distante, os adultos a amam, passam a mão em seu cabelo e dizem o quanto ela é boazinha... O que a faz querer ser cada vez mais boazinha, o que a faz querer cada vez mais fazer o que eles querem que ela faça.

Uma criança é capaz de tudo para se sentir amada.

Nenhum comentário: