"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sábado, 5 de março de 2011

Luto



Na última sexta-feira um garoto da minha faculdade foi morto em um assalto.

As pessoas não sabem lidar com a morte. Elas olham assustadas umas para as outras com a notícia, levam a mão a boca e fingem que se importam. Fingem que estão de luto e que sentem muito pela pessoa que morreu. Elas não sentem. Óbvio que não sentem, como você pode estar de luto por alguém que nunca nem viu na vida? Ora... Pelo amor de Deus! Se fosse pra ficar de luto por qualquer pessoa que morresse no mundo, então que fique de luto todo o santo dia.
Um garoto da sua faculdade morreu, ótimo. Poderia ser você? Claro que poderia. Mas no mesmo instante outras tantas milhares de pessoas também devem ter morrido e continuam morrendo e todas elas poderiam ser você. Por que não? Por que você sente muito por esse em especial? Só porque ele tinha algumas coisas parecidas com você? Ou porque as pessoas pensam que você devia se importar com um "colega" que nunca viu na vida então você finge que se importa?
Não, eu não estou de luto. Não gosto de hipocresia, não vou fingir que me importo quando na verdade não ligo. É horrível? É claro que é. Mas há coisas piores acontecendo nesse exato momento e não estou vendo você triste por elas. Não seja ingênuo. O mundo não se resume a sua casa e a faculdade. Não é tão assustador assim alguém que vive no mesmo universo que você ter morrido. Acontece. Simplesmente acontece. Se você se dá ao trabalho e ao esforço inútil de se fingir triste por alguém que não conhece, então finja para todas as pessoas do mundo, ok? Não entendo porque esse garoto merece mais sua atenção do que as outras trocentas crianças e adolescentes no mundo morrendo de todas as piores formas possíveis.

Nenhum comentário: