"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A gaiola - Presa e voando, voando presa.



A gaiola é pequena, e eu me sinto sozinha e indefesa. Há outros pássaros aqui dentro, mas mesmo assim a solidão é minha melhor amiga. Os pássaros livres as vezes passam por aqui e nos contam histórias assustadoras do mundo lá fora... Mas aqui dentro da gaiola coisas horríveis acontecem, coisas piores do que as coisas do mundo lá fora, e ninguém sabe. Ninguém sabe como é viver dentro da gaiola.


Meu maior sonho sempre foi voar livre por aí. Não tenho medo do mundo... Para minha sorte ou azar, um dia a porta da gaiola foi milagrosamente aberta e eu saí. Sou um pássaro livre, eu pensei, finalmente vou poder ser feliz.


Não, eu não sou um pássaro livre. A cada tentativa de vôo eu caio. Nunca me ensinaram a voar! Eu percebo chocada. Não acho comida, não sei me virar, caio em todas as armadilhas, me machuco na vida, indo ao chão de novo e de novo após algumas batidas de asas frenéticas. Estou tão perdida. Alguns pássaros têm pena de mim, param e tentam me ajudar, mas logo precisam seguir suas vidas novamente e eu volto a estaca zero. Eu não sei o que é pior, apodrecer na gaiola ou morrer todos os dias do lado de fora. Aos poucos vou me rendendo, talvez o sonho de voar livre por aí seja só isso: um sonho.


Alguns diriam que eu sou uma fracassada... Mas de certa forma me sinto bem olhando para trás e reconhecendo minha coragem de ter tentado por tanto tempo. E mesmo pensando em desistir... Ainda assim encontro forças para uma última batida de asas.


Cada pessoa enfrenta a vida com as armas que lhes foram dadas, eu acredito. Minhas armas são escassas e defeituosas... Mas nem por isso eu tenho deixado de tentar.

Um comentário:

Gisele Z. G. disse...

Simplesmente lindo o texto. Muitas vezes me senti assim e você expôs o sentimento da melhor maneira que já vi.
Parabéns.
Só não deixe de tentar bater as asas e finalmente conseguir alçar vôo.