"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Fora da sociedade - Sobre a loucura




A loucura ainda é tratada como um assunto muito delicado em nossa sociedade, pouquíssimas pessoas sabem algo a respeito e o preconceito e a discriminação são grandes. As doenças mentais são tratadas como piada, como motivo de riso... Riso este que só traduz o nervosismo que as pessoas sentem ao se depararem com alguém doente.


Não acho engraçado um mendigo sofrendo alucinações, não acho engraçado uma menina se jogar do terceiro andar (mesmo ela tendo sobrevivido), não acho engraçado uma pessoa que sofre de TOC, não acho engraçado um depressivo chorando. Quantas vezes você já parou para pensar e se imaginou no lugar daquela pessoa? Quantas vezes você já se perguntou o quanto aquela pessoa sofre?


As pessoas sentem medo, desviam o olhar, riem, saem de perto. A loucura não é bonita. Tenho vontade de bater em quem diz sorrindo "sou meio louco". Não, você não é. Até um tempo atrás os hospitais psiquiátricos ficavam longe dos centros urbanos porque as pessoas tinham medo de ter esse tipo de pessoa por perto, como se essas doenças fossem contagiosas. Não há lugar na sociedade para pessoas que fogem no padrão, ou aquelas que não conseguem se encaixar nesse padrão... Ou talvez nessas pessoas não tenha lugar para a sociedade, dentro delas. Não sei dizer.

5 comentários:

Gisele Z. G. disse...

Não acho engraçado aqueles com problemas psicológicos, mas a questão é se aqueles que passam por experiências de vida (depressivos, por exemplo) aprendem alguma coisa com essa vivência e se torna uma pessoa melhor; trata o próximo melhor. Senão, para que a segunda chance se vai continuar a fazer o mesmo que antes?
Não digo isso sobre todos, é só uma observação pessoal. Não dá para perdoar a todos, somos seres humanos também.

Unknown disse...

Eu entendo... mas não aprender com os erros são caracteristicas da doença também, infelizmente.

Eu compreendo que é dificil conviver ou entrar em contato com alguém que talvez esteja passando pela pior época da vida (ou talvez passe a vida inteira assim, não sei). Não estou pedindo para que as pessoas amem todos os problematicos e doentes, só queria pedir para que as pessoas parassem por um momento e se imaginassem no lugar delas, sem julgar, sem se achar superior, só procurar sentir a dor que o outro sente.

Sensibilidade é o que eu peço para a sociedade.

Unknown disse...

É complicado, eu assumo que tenho medo de mendingos loucos...um ja me bateu na rua.

Unknown disse...

Pois eh... Eh complicado mesmo. Eles precisam de tratamento mas poucos tem esse privilégio. De qualquer jeito... Mais uma vez, não eh preciso amar essas pessoas, só ter um pouco de paciência e compreensão.

Só o fato de não rir já é uma discriminação a menos.

Bjos.

joo disse...

Quem é que ri?? Acho meio estranho... ver alguém com problemas(psicológicos, físicos o que seja) não é legal.
Ter o mínimo de compaixão é bom, e saber que ninguém escolhe ser assim ou assado...
A sociedade tem problemas, ela só olha com gosto pro que lhe convém.