"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Crianças marcadas




Algumas pessoas possuem orelhas grandes de mais, cabelos volumosos de mais ou lisos de mais, são altas de mais ou baixas de mais, algumas usam óculos, aparelho nos dentes, possuem espinhas no rosto ou sardas. Não há nada de errado com elas. Mas as outras pessoas pensam que há.


Há uma pergunta a qual eu procuro a resposta minha vida inteira. Porque algumas pessoas são "escolhidas" como alvos de abuso sexual, físico e psicológico? O que as faz diferentes para que elas sejam perseguidas durantes suas vidas e outras não? Não... Não é só por causa do óculos, do aparelho, das espinhas ou do cabelo. Porque mesmo uma pessoa "feia" pode ser a agressora e uma pessoa "bonita" a agredida, apesar de muitas vezes coincidir o contrário. Não é só por isso. Tampouco é só por que o alvo é tímido, inseguro e retraído.


Sempre imaginei porque algumas pessoas nascem marcadas. Busco um padrão, mas ele não existe. Todos os tipos de pessoas, algumas menos outras mais, podem ser alvos, mas mesmo assim a pergunta ainda queima em minha mente. Em um grupo de 10 garotinhas, por exemplo, porque justo aquela foi escolhida? Azar? Não acredito. O que há em seu olhar que chama a atenção de um abusador? Inocência? Pureza? Ou ao contrário? Malícia? Maldade?


Minha psicóloga diz que cada pessoa é diferente, que não existem pessoas marcadas. Não há um motivo para se escolher uma pessoa e não outra. Faz sentido o que ela fala... Mas a pergunta de tempo em tempo volta martelando em minha mente. Porque eu? Porque eu? Porque eu?


É difícil não se sentir culpada. Deve haver algo de errado com você para que tenham te escolhido e não outra pessoa. Porque eu?

Um comentário:

Gisele Z. G. disse...

Muitas vezes eu me senti assim e sempre haviam me dito que era inveja.
Na verdade, nunca acreditei muito nessas palavras. Mas não custa ter esperança de que elas sejam verdadeiras.