"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que eu fiz de errado para me odiarem? - Bullying


Ultimamente tem se falado muito sobre bullying (como se isso fosse alguma novidade...) e tem me irritado profundamente como esse termo tem sido banalizado. Tudo bem, é ótimo que os adultos tenham finalmente se tocado que existem monstros espalhados pelo mundo detruindo a autoestima e personalidade de seus filhos (poxa demoro hein), mas eles REALMENTE sabem o que é bullying? Vocês sabem? Bullying não é só fazer uma brincadeirinha, não é isso, bullying é perseguição. Dêem uma olhada na definição:

"O termo Bullying, que não existe na língua portuguesa, significa formas de agressões intencionais repetidas por estudantes, que causam angústia ou humilhação a outro. Compreende, pois, todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. O Bullying se encontra presente, possivelmente, em variadíssimas situações, tais como, colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, sacanear, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar, quebrar pertences, etc."

Ficou um pouco mais claro? Se de vez em nunca alguém te chama de burro... Sinceramente, para de ser chorão e não vem me dizer que isso é bullying. Deixa eu dar um exemplo do que NÃO é bullying...

Era uma vez uma menina super mimadinha que gostava de chamar todo mundo de burro e ficar falando que ela era linda, inteligente e perfeita. Um dia, estando ela zoando um menino, o amigo dele virou para ela e falou "Burra é você! Ele tira nota mais alta que você!" e olha que coisa! Ela foi correndo contar para a orientadora da escola que ela estava sofrendo bullying por que o menino teve a ousadia de falar que ela era burra! E lá foi a orientadora cair com unhas e dentes nos meninos, sem nem ouvir a versão deles da história... A mulher ainda teve a cara de pau de dizer que bullying era crime e que os meninos deviam ser processados.

Não preciso nem dizer que essa menina não está sofrendo porcaria de bullying nenhum né? O mais irônico é que os meninos ainda foram vítimas duas vezes, tanto da tirania da professora quanto a da colega. A burrice dos adultos é uma coisa que chega até a ser fascinante não é? É uma coisa incrível mesmo... Até quando eles tentam ajudar eles fazem tudo errado. Como eles conseguem??

Deus do céu... onde esse mundo vai parar...

Enfim, vamos ao bullying de fato, o real, não a frescura. Tem uma coisa que eu sempre quis saber: afinal, por que justo aquela pessoa é escolhida para ser o alvo?? Quero dizer, que diabos ela fez de errado para o mundo odiar tanto ela? E lá vou eu para meu bom amigo google.

"A vítima costuma ser a pessoa mais frágil, com algum traço ligeiramente destoante do modelinho culturalmente imposto ao grupo etário em questão, traço este que pode ser físico (uso de óculos, alguma deficiência, não ser tão bonitinho...) ou emocional, como é o caso da timidez, do retraimento...

A vítima costuma ser uma pessoa que não dispõe de habilidades físicas e emocionais para reagir, tem um forte sentimento de insegurança e um retraimento social suficiente para impedí-la de solicitar ajuda. Normalmente é uma pessoa retraída e com dificuldades para novas amizades ou para se adequar ao grupo. A vítima é freqüentemente ameaçada, intimidada, isolada, ofendida, discriminada, agredida, recebe apelidos e provocações, tem os objetos pessoais furtados ou quebrados. No ambiente familiar a vítima apresenta sinais de evitação, medo ou receio de ir para escola, mas, não obstante, como dissemos, não procura ajuda dos familiares, professores ou funcionários da escola.

Tudo isso acaba fazendo com que a vítima troque de escola freqüentemente, ou pior, que abandone os estudos. Nos casos mais graves a vítima contumaz acaba desenvolvendo uma severa depressão, podendo chegar a tentar ou cometer o suicídio."

Lembrando que bullying não ocorre só nas escolas, coisa que não foi citada nesse artigo. Uma coisa interessante no bullying é que, como vocês viram, a vítima não procura ajuda, entendem? Isso faz com que por mais que a idéia de "Não ao Bullying" se espalhe, como realmente deve se espalhar, ainda fico pensando... Será que alguém vai conseguir ter olhos para as reais vítimas? Sinceramente, eu acho que não, dificilmente alguém tem olhos para quem realmente precisa de ajuda, é sempre assim. E lá vão os professores defender as menininhas mimadas que são as únicas que reclamam...

E é sempre o mais fraco que sofre né? O mundo é dos fortes... dos espertos... Porcaria de mundo aos avessos. Quando criança as histórias nos ensinam que devemos seguir nosso coração não é? Meu... porque ensinam isso?? Deviam ensinar as crianças a usarem a cabeça, já que o mundo é de quem não tem coração, só cérebro. Poxa... por que justo o mais fraco? Por quê? Me diz. A pessoa que mais precisa de apoio, a que mais precisa de amor. Como vai ser o futuro dessa criança? Quem vai se responsabilizar quando ela se suicidar? Quem vai pagar os antidepressivos que ela vai precisar pela vida inteira?? Quem vai juntar os pedaçinhos da alma dela? Covardes desgraçados...

E vocês? Expectadores do bullying? Vocês que não são agressores, mas estão sempre lá, e só ficam observando, nunca defendem, nunca fazem porcaria nenhuma, as vezes até incentivam. Você tem tanta culpa quando os agressores sabia? Vou te dizer uma coisa... Se você não tem coragem de defender (afinal aquela pessoa não vale a pena não é? Ela nunca vale...), não incentiva tudo bem? Não dê risada, não é engraçado ok? Vá embora se você for tão covarde assim, mas não fique lá se aproveitando da humilhação do próximo para alimentar seu ego fraco e nojento. Muito obrigada.

Outra coisa que me irrita é a famosa frase "Ele está pedindo para ser zoado!" Ah... faça-me o favor né! E você está pedindo para levar um chute no saco. Quer dizer que só porque a pessoa nasceu daquele jeito você acha que tem o direito de se sentir superior? Por que tanta necessidade de humilhar os outros para você se sentir melhor? O seu prazer momentâneo é mais importante do que a felicidade do próximo? Olha... se você falou sim, parabéns, você está pronto para ter sucesso nessa vida de merda.

E nós, os fracos, nós que não nascemos com a força e a malícia necessária para suportar o peso de viver, nós que pensamos mais com o coração do que com a cabeça, nós que amamos de mais, nós que choramos... Nós vamos continuar com nosso fracasso e vamos continuar caindo, até que um dia não consigamos mais levantar. E vocês, olhando lá de cima vão falar "Nós avisamos para vocês serem fortes!" só para que, no último instante, por mais uma vez, sintamos culpa por ser como nós somos.

Será que é justo a vida ser assim? Será que está certo? Está, né? Nós que nascemos errados.

2 comentários:

Caio Canic disse...

menina apressada saiu antes de eu te elogia .-.
meu muito bom o post pra varia concordo contigo e vc escreveu bonito xD
bom esfrega na cara da ivany isso ta ? se vc n quise faze isso me empresta no ultimo dia de aula *-*

R. disse...

eu sofri bullying, não no conjunto da menininha mimada, mas por ser diferente das outras crianças

e não tem nenhuma delas aqui pagando pelos meus remédios, falando que vão parar de me intimidar um dia

eu hoje em dia não suporto ver uma pessoa minimizando outra ou ridicularizando ela pela aparência ou comportamento, as pessoas deveriam ter o direito de ser quem elas são sem sofrerem opressão por isso! essas coisas me irritam demais!