"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 6 de junho de 2010

Aborrecentes


Teve uma época em que tudo que eu fazia minha mãe falava "É a adolescência...". Se eu brigasse, reclamasse, chorasse ou qualquer outra porcaria. Me irritava horrores, eu me sentia como se eu não tivesse direito de ser eu mesma, como se eu, sei lá, estivesse me perdendo, fazendo tudo errado. Eu achava que eu deveria ser sempre boazinha e quietinha. Para falar a verdade eu ainda acho isso... Afinal eu não sou uma velha nem nada e vira e mexe ainda entro em crise.

Enfim... Pesquisando poraí eu li sobre adolescência. Nenhuma coisa tipo "Nooooossa! Que interessante!", só o velho papo de que essa é uma faze de desenvolvimento psicológico, biológico, etc. A gente entra em crise para afirmar nossa personalidade e tudo o mais. Ah! Mas da uma olhada nisso:

- A região parietal do cérebro, responsável pela atenção e noção de espaço atinge a maturidade aos 16 anos (poxa... se minha noção de espaço e atenção já está madura eu to perdida...);

- a região frontal, responsável pelo autocontrole, pela capacidade de discernimento e pelo humor atinge a maturidade aos 20 anos (ainda há esperança...);

- Sistema Límbico, responsável pelas emoções, como a raiva, atinge a maturidade aos 20 anos (o que será que deve significar "atingir a maturidade"? agora que eu estou pensando... será que nosso humor se estabiliza?);

- região Temporal, responsável pela memória, atinge a maturidade aos 16 anos (to perdida também).



Descobri também que adolescentes e adultos utilizam partes do cérebro diferentes para realizar a mesma tarefa. Por exemplo, diante de uma expressão facial um adulto pode ver medo e um adolescente pode ver escárnio. Isso explica a sindrome de perseguição (né Vitor? XD).

Os pais começam a ficar meio doidos também a medida que a gente vai crescendo. Graças a Deus minha mãe parou de falar que minhas crises eram por causa dos hormônios ou sei lá o que... Mas cada vez mais ela tem medo de me deixar sair com meus amigos poraí, cada vez mais ela se irrita com o meu isolamento, achando que eu me isolo porque prefiro meus amigos do que minha família (na verdade eu prefiro ficar sozinha mesmo...). As vezes da a louca e ela fica pedindo para conversar comigo, mas eu nunca sei o que falar! Tipo... como os pais podem exigir que os filhos conversem com eles se não existe assunto?? Não dá para entender.

Acho que eles tem medo de nos perder. Deve ser isso... Mas eu acho que deve ser melhor ter pais meio doidos superprotetores do que pais superliberais... (e quem tem pais protetores vai me xingar...) Mas pense bem... Se meus pais fossem mais tapados, se eu conseguisse enganar eles melhor, se eles não se importassem. Sinceramente, eu acho que já teria acabado com a minha vida. É esse medo deles que me mantem na linha, sério mesmo. Eu preciso de limites. Acho que todo mundo precisa, não precisa? Faz bem.

Leiam "Christiane F, 13 anos, drogada, prostituida..." caso duvidam. Vejam o quão fundo ela caiu por ter uma mãe que não deu limites, uma mãe que confiou totalmente, a deixou seguir seu próprio caminho... Na verdade a abandonou a própria sorte praticamente né. Poxa, olha a idade da menina, 13 anos é idade para tomar decisões sozinha? Não. Tudo bem que eu tenho 17 anos né... E eu acho que merecia um pouco mais de confiança agora. Mas foi bom minha mãe ter me mantido na linha até agora, me educado direitinho e tudo mais.

Não sou uma fracassada por culpa da minha mãe. Não... eu fui muito bem educada. Eu sou assim porque devo ter nascido errado mesmo.

3 comentários:

Caio Canic disse...

Gostei mais desse post ta mais animado xD.Pelo visto seu livro contrabandiado ajudo xD.
Droga ainda tinha esperança de minha noçáo de espaço melhorar... agora lasco >.<
A proposito ... né Vitor? XD[2]

Unknown disse...

uheueheuheuheuheuheuheuhee brigada *------* tava todo mundo reclamando que eu só escrevia coisa triste o/ agora não pode reclamar mais =O jah era~

joo disse...

bom otimo post =O meu so aborrecente msm e minha mae iz a suck aaaaa eu nao so ela nao quero ser oq ela quer q eu seja ela imagina uma realidade utopica _|_ ela viaja daora... eu tenho uma noçao de espaço mtu boa /o/ meu...vc nao ingana sua mae ela so nao fala na tua cara pra nao te dexa triste mas as maes sabem de tudo(nao me pergunte como mas...) meu eu aaaaaaaaa eu nao tenho uma boa relaçao com meus pais....enxergamos realidades mtu diferentes =/ mas somos uma familia feliz xD meu eu odeio isso de "filho fica um pouco com os seus pais" meus amigos sao sim mtu mais legais meus sao tipo "o ceu nao eh azul?como tem gente louco e sem responsabilidade no mundo(eu)" eles so sabem criticar os outros ¬¬' eles se axam perfeitos e sao super falsos...a falsidade da minha mae me incomoda =='