"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O medo do abandono e a Teoria do Choro


Bom eu ando tentando me entender (tarefa muito difícil por sinal...) então eu resolvi falar sobre um dos medos que toma conta da maior parte da minha vida que é o medo do abandono. E lá vo eu para o google e confesso que pela primeira vez ele me decepcionou bastante... A primeira página que apareceu foi uma coisa esquisita sobre vidas passadas, a segunda foi sobre crianças que se sentiram de alguma forma negligênciadas na inflância e por isso carregam o medo do abandono por toda a vida, e todas as outras aconselhavam as mulherem que tinham esse problema, sem se aprofundar muito no problema em si. Ou seja, ninguém soube responder minhas dúvidas com a coisa confiável chamada ciência (ao menos deveria ser confiável né...).

Não, eu não sou uma criança negligênciada.

O mais próximo de uma resposta que eu encontrei foi quando eu li sobre os Borderlines. Borderline significa fronteiriço e se refere, basicamente, a fronteira entre o que é considerado "normal", por assim dizer, e a loucura. Confesso que, se tem uma coisa que me apavora pesquisar, é sobre Borderlines (e olha que eu adoro pesquisar sobre tudo quanto é doença e problema psicológico). Mas essas pessoas são diferentes e me assusta especialmente porque os primeiros sinais do Transtorno de Personalidade Borderline aparecem na adolescência e quando eu vi que alguns se encaixavam em mim eu começei a entrar em pânico. É claro que eu não sou Borderline, mas quem disse que medo é uma coisa racional? O fato é que esse transtorno possui algumas semelhanças com a Depressão e a Bipolaridade, por isso meu medo.

Não vou falar muito sobre isso, para quem quiser saber mais fica o link (clique aqui). Vou me concentrar mais no tal medo do abandono que eu queria entender melhor. O medo do abandono é comum em pessoas com baixa autoestima, pessoas depressivas e obviamente, borderlines. É uma coisa meio estranha... é um medo irracional de ficar sozinho, um medo exagerado sabe? Por exemplo, são aquelas pessoas que fazem de tudo para um namoro não terminar, aquelas que adquirem uma dependência enorme da pessoa amada, ou até mesmo de amigos ou familiares.

E elas odeiam essa dependência. Muitas vezes procuram machucar essa pessoa que elas amam e precisam tanto só para provarem, mais para si mesmas do que para qualquer outro, que não precisam delas. A muitas formas de machurar quem você ama, ameaça de suicídio é uma, se cortar é outra.

Não... eu não estou satisfeita com essa pesquisa porque não me respondeu nada. Se algum dia eu descobrir o que leva as pessoas a serem assim eu conto para vocês, prometo. E se algum dia eu descobrir como deixar de ser assim (e isso que é o mais importante) eu grito para o mundo.

Ah! A teoria do choro. Na verdade um assunto não tem nada a ver com outro, mas não tem tanta coisa para se falar a ponto de eu deixar um tópico inteiro só para a teoria. É o seguinte, sabe aquela história de que você precisa chorar para se sentir melhor? É tudo mentira, não acredite nela (Pelo menos para mim isso nunca foi verdade).

Se eu pudesse dar um conselho eu diria: não chore!

Tudo bem, você pode chorar as vezes, mas não muito porque quanto mais você chorar maior vai ser a sensação de vazio dentro de você, maior será a solidão e maior será o desespero. Sério, escuta o que eu estou te dizendo. Sinceramente não sei de onde tiraram a idéia de que chorar faz as pessoas se sentirem melhor.

4 comentários:

joo disse...

poxa eu gosto de chorar alivia as magoas meu eu tenho boderline eu faço de tudo pra ninguem sai de perto de mim eu tenho mtu medo de fica sozinho D:

Unknown disse...

uheueheuheuheuheuheuhehe credo nem brinca Oo borderline é MTO sério =O da uma procurada até no youtube pra c ve oo eh deprimente pra caramba esse negocio XD

Gisele Z. G. disse...

Meu, olha só como você evoluiu... Assustador..

R. disse...

Não sei se você ainda concorda com o que falou, mas eu concordo com você quando diz que chorar nem sempre é o melhor negócio e às vezes só faz com que a gente se sinta pior.