"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Suicídio


Descobri pesquisando por ai que as pessoas não possuem ainda uma idéia muito clara se o suicídio é um ato de coragem ou de covardia. Sinceramente, eu acho que está longe de ser coragem. É óbvio que é covardia, afinal você está fugindo de seus problemas. Quanto ao ato em si, cortar os pulsos ou apontar uma arma para a própria cabeça também não é sinônimo de coragem, levando-se em conta o desespero pelo qual a pessoa está passando e tantos outros fatores, eu diria que até a pessoa mais medrosa do mundo teria a "coragem" de se matar. Ouvi também a palavra "ousadia" atrelada ao suicídio, "Como uma pessoa poderia ter a ousadia de ir contra a Lei Natural da Vida?", quase ri! Até parece que um suicida pensa em qualquer lei idiota que é dita por aí! Pelo amor de Deus né, você acha mesmo que a "Lei Natural" (Lei Natural me lembra Darwin...) vai impedir alguém que já está nesse estágio de se matar? Nossa... É de uma inocência admirável pensar isso. É menospresar a dor de quem sofre, não acha não?

É interessante ouvir as opniões das pessoas a respeito do suicídio... Pode-se dizer que qualquer pessoa racional e saudável emocionalmente é totalmente contra o suicidio. Alegando mil e uma coisas. Ouvi até que o suicida quer ser como Deus ao se matar... Ofendeu até a mim essa. Não dá para entender... Levando em conta que o suicida não tem autoestima nenhuma, se sente sempre um peso e acha que com a morte dele vai estar fazendo mais um bem para as pessoas a sua volta do que um mal. O que Deus e poder tem a ver?? Tudo bem, existem pessoas que se matam por "vingança", como por exemplo, alguém ameaçou te deixar, então você ameaça se suicidar para ter o que quer. Mas pessas assim muito provavelmente são borderlines, ou seja, não são normais e por mais egoista que seja, Deus ainda não tem nada a ver... Li também uma frase de um tal de Santo Tomás, se não me engano (não entendo nada de santo...) que diz:

"(..)todo ser se ama naturalmente a si mesmo; por es­se motivo, o fato de alguém se matar é contrário à inclinação natural e à caridade, pela qual a pessoa deve amar-se a si mesmo; daí o suicídio ser sempre pecado mortal, por ir contra a lei natural e contra a caridade."

Eu achei engraçada a parte do "pecado mortal", quero dizer, se alguém se mata deve morrer por esse crime? Não faz muito sentido... Enfim, não concordo que todo o ser ama naturalmente a si mesmo, mais uma vez as pessoas com problemas psicológicos foram deixadas de lado. Não, não é todo mundo que se ama. E esse negocio de "natural" não cola muito não, não acha? Parece desculpa de quem não tem argumento. Mais uma vez, se você falasse isso para um suicida, o máximo que ele iria fazer seria rir da sua cara e se atirar da ponte sem pensar duas vezes.

A impressão que eu tive de todos esses pensadores ao falarem sobre esse assunto foi de que eles nunca devem ter sofrido, não de verdade pelo menos, foi isso que eu achei. Parece um bando de velho sem sentimentos, sem ofença, é claro, até porque não se é permetido uma adolecentezinha de nada falar mal de nenhum adulto, muito menos de um famoso, até porque eu não sei nada da vida ainda, não é? É... eu realmente não sei nada da vida ainda, mas quer saber de uma coisa? Eu acho que não tenho muita vontade de saber não, de se encaixar nesse mundo nojento. E por mais burra e inesperiente que eu seja, imagino que minha sensibilidade, ao menos, seja muito maior do que todos esse velhos insensíveis juntos. Talvez isso tenha algum valor... Em algum lugar.

Li algumas cartas suicídas também. Achei todas idiotas. Sério mesmo. Mas faz sentido elas serem idiotas... Até porque fico imaginando que a coisa mais importante que essas pessoas falaram, em um grito de desespero, foi o ato suicida em si. Por que a carta deveria ser sentimental ou explicativa quanto aos seus sentimentos? Não existe explicação ou justificativa decente, ele se matou, pronto e não havia ninguém lá para impedi-lo, é isso. Ninguém entenderia de qualquer jeito, a não ser ele próprio.

Se é que eu posso ter uma opnião sobre o assunto, eu concordo com Platão(um dos únicos que fazem sentido), quando ele diz que o suicídio é um ato de injustiça praticado contra si mesmo. Eu não acho que seja um crime, muito menos um pecado (como podem taxar de criminoso e pecador uma pessoa que sofre tanto?? É tão insensível isso...). Eu só acho que é uma injustiça contra a própria pessoa, afinal ela merece viver, eu diria que até mais do que muita gente. O suicida pode até ser egoista sim, causando dor nas outras pessoas, mas se fossemos pensar nas outras pessoas, esqueceriamos de quem realmente tem um problema, que é o suicida. Porque ninguém pensa na dor dele quando analisa o suicídio? Ninguém pensa no quanto ele sofre e como ele ve as coisas, não... já saem julgando, achando que qualquer dor pode ser superada e que as pessoas não podem se matar por qualquer "coisinha". Sabe, eu acho que, se aquilo levou uma pessoa a se matar, não deve ser "qualquer coisinha", concorda? Para mim, sinceramente, quem diz isso nunca deve ter chorado, porque não é possível... Quem diz isso não entende.

É óbvio que eu não sou a "favor" de uma coisa dessas. Como alguém pode ser a favor de algo que destroi uma vida? Não é isso... Eu só acho que as pessoas deveriam ser mais compreensivas. Ter um pouco de coração, sabe? Prestar atenção e procurar ajudar, não só ficar julgando feito uns idiotas.

Nenhum comentário: