"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O que é o amor?


Eu nunca fui muito feliz ao escolher as pessoas pelas quais eu iria me apaixonar, por isso amor para mim é principalmente sofrer. É por amarmos de mais que sentimos esse imenso vazio em nossos peitos, é o amor não correspondido que faz com que nossas noites de inverno sejam mais frias e os dias mais escuros. É o amor que nos faz aguentar toda e qualquer facada da pessoa que amamos. O amor nos mantém calados, submissos, e, lógico, idiotas e cegos. O amor é uma coisa cruel, é incrível que por mais que choramos e sofremos, porque é tão difícil se livrar disso? Por mais inútil que seja aquele amor, por mais que nos derrube, ainda assim insistimos tanto...

Mas eu acho que amor não é só isso também. Amor também é aquele seu amigo dando uma de chato até conseguir fazer com que você sorria, é quando você acha que está sozinho e que ninguém no mundo vai te estender a mão, mas então alguém parece, quase como que caido do céu, muitas vezes uma pessoa que você nem esperava... Mas está bem ali, do seu lado, te aceitando do jeito que você é. Isso é amor. Amor é quando ficam ao teu lado mesmo que o mundo esteja contra, amor é quem te proteje, amor é quem acredita em você, mesmo tendo tudo para não acreditar, é quem confia, é quem se orgulha de você, exatamente por você ser você mesmo, só por isso. Amor é quem afirma que sua vida não seria a mesma sem você, isso é amar.

Não estou falando de paixão ou outra coisa superficial do tipo. Não acredito em nenhuma besteira do tipo "amor à primeira vista", isso não é amor, é paixão. Paixão tem aquele algo de urgente, de atração, é instável, ciumenta e desconfiável, não... Paixão é uma coisa que nunca dá certo para mim. Gosto do amor que vem aos pouquinhos, gosto de me apaixonar cada dia mais pela mesma pessoa, gosto de ver meu amor aumentando a medida que eu o conheço mais e mais. Gosto dessa sensação. Sei que mais cedo ou mais tarde vou acabar caindo na real e falando "Caramba... Estou totalmente apaixonada" e então, quando eu me tocar disso, a paixão vai entrar no meio, e, geralmente, estragar tudo. A paixão estraga tudo, até porque eu sou uma pessoa muito impulsiva... E se eu amo alguém, eu falo, o mais rápido possível. Não me pergunte porque, mas logo depois que eu admito para mim mesma surge uma vontade incontrolável de sair gritando por aí. É incrível.

É claro que não é uma coisa muito aconselhável para se fazer... Mas que dá vontade, dá. E assim que o outro lado fica sabendo, quase que inevitavelmente vem a rejeição, seja ela suave ou não, não importa. Mas eu nunca desisto na primeira rejeição, não, eu sou muito teimosa, parece até que eu tenho prazer em sofrer, não dá para entender. Eu continuo amando e continuo tentando mostrar para a outra pessoa que ela pode ser feliz comigo e que eu faria tudo por ela. Bom, vocês devem imaginar que eu me torno uma chata dos infernos, né? Pois é... Eles deveriam aceitar logo de cara para eu não me tornar tão chata... Enfim, as vezes eles acabam "gostando" um pouco de mim, as vezes não. Mas no fim nenhum deles nunca me amou de verdade, na verdade eu nunca vi ninguém no planeta que ame mais loucamente do que eu...

Quer uma receita simples para se livrar de alguém absurdamente apaixonado por você? Quebre o coração dele(a). Pelo menos é a única coisa capaz de me fazer desistir. Sério mesmo, quando eu falo "quebre" eu estou falando quebre mesmo, em tantos pedaçinhos quanto puder. Diga na cara da pessoa "Eu nunca te amei. Me deixe em paz" ou alguma coisa do tipo, do jeito mais cruel possível. E pronto, você estará livre para sempre.

É triste... Existe o risco de que você nunca se recupere, isso tudo é verdade. Mas acho que é o único jeito, pelo menos para pessoas como eu poderem esquecer alguém.

Ou então você pode continuar amando e amando, esperando que um dia o tempo faça com que você esqueça desse amor. Eu não tenho muita paciência não... Mas é uma opção. Morrer aos pouquinhos até se ver livre.

No fim não importa muito, qualquer coisa vai te derrubar de qualquer jeito. O amor, para todo mundo que ama de mais, é sinônimo de sofrimento, seja ele de um jeito ou de outro. A chave está na tal da serenidade, que deve andar perdida por aí. Eu pelo menos, nunca a vi.

Nenhum comentário: