"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sexta-feira, 4 de junho de 2010

As coisas que a gente perde sento timido


Eu sempre fui uma pessoa muito timida, mesmo que as vezes eu não pareça. E eu odeio ser timida, odeio quando fico vermelha, odeio gaguejar e odeio aquele silêncio constrangedor quando eu não consigo arranjar um assunto. Ah! E eu odeio pessoas olhando para mim, me sinto terrivelmente desconfortável. Mas sabe o que eu descobri? Que 75% da população também sofre com a timidez! Olha, não somos os únicos! As vezes eu fico pensando que a escola deveria ensinar coisas muito mais úteis para gente... como por exemplo vencer a timidez, se relacionar bem com as pessoas e tudo o mais. Não seria bem melhor? Quero dizer, ai sim eles estariam preparando um jovem para enfrentar o mundo lá fora, não só tacando física e biologia na cabeça deles.

Enfim... É engraçado quantas coisas que a gente perde sento timido. Uma vez, por timidez, não acenei de volta para meu melhor amigo que eu não via a um ano e depois daquilo nunca mais o vi, por timidez a gente naum fala o que pensa para as pessoas, por timidez a gente não levanta a mão quando perguntam se alguém quer alguma coisa e nós queremos, por timidez as vezes deixamos de fazer amigos e tantas outras coisas...

Alias eu só estou aqui escrevendo tanta coisas sobre mim e outros assuntos porque eu nunca vou ter capacidade de dizer isso de verdade, em voz alta sabe? Só consigo me expressar bem assim escrevendo... Por falta de confiança, que é uma das coisas que faz com que as pessoas sejam timidas, eu sou um desastre falando.

E lá fui eu no google tentar descobrir a tal fórmula mágica para ajudar as pessoas a vencer a timidez. Nossa! Eu achei um site com uma música de fundo que quase me hipnotizou enquanto eu lia(clique aqui). Basicamente eles falam para ficar repetindo para si mesmo que você não é tímido e que você não vai ficar nervoso em nenhuma situação, porque tudo o que é dito com insistência acaba se tornando uma verdade para nós. Como uma criança que é chamada de bagunceira, a tendência é ela continuar sendo bagunceira, porque ela acha que é isso que se espera dela e que ela realmente é assim e a mesma coisa funciona para uma criança que é chama de boazinha. Faz sentido... Parece ridículo no começo mas faz sentido. Sabe, se você escuta a sua vida inteira que você é tímido ou que você é burro, você vai passar o resto da vida sendo exatamente isso.

Da até pra refletir o poder das palavras dos outros sobre a gente. Olha se colocassemos um garotinho para viver em um ambiente onde só apontam para seus erros, onde o taxam de tudo quanto é coisa, onde ninguém enxerga seus acertos, só as caracteristicas ruins de sua personalidade se desenvolveriam! Mas se colocassemos esse mesmo garoto para viver em um ambiente cercado de amor, onde as pessoas elogiam seus acertos e o incentivam a ser uma boa pessoa, ele muito provavelmente teria as melhores caracteristicas de sua personalidade desenvolvidas. É claro que isso nem sempre é a regra, mas o meio influencia muito em quem somos sim. Ou seja... seria bom se as pessoas pensassem bem antes de taxar o outro de qualquer coisa, fazendo um gancho com meu post sobre bullying.

Enfim... é isso. Lembrando que os tímidos não são a minoria não. Talvez a diferença seja que alguns conseguem enfrentar mais a timidez do que outros, só isso. Coragem pessoas ^^

3 comentários:

Unknown disse...

o silencio é o pior xD vc quer flar mas nada vem à cabeça até vc ter se despedido da pessoa
com o tempo a timidez passa , é só n deixar que ela vença da sua auto-confiança!

joo disse...

meu vc nao eh timida ta contando tudo sobre vc num blog q 1zilhao de pessoas estao acessiveis a ele...eu sou timido tenho mo vergonha >.< mas sei la eh so as vezes...a escola podia realmente ensinar coisas mais uteis para sua vida msm...vc perde mta coisa por ser timido, esse eh o incentivo pra vc vencer a timidez cada momento a unico e vc deve saber aproveitar(obviamente nao seja uma porra loca q faz um monte de merda tipo "aki e agora" eh uma oportunidade mas vale a pena?)mais uma vez um otimo post xD ser timido eh realmente complicado >.<''

Gisele Z. G. disse...

Adorei!