"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A pedrinha em seu bolso


Era uma vez uma pedra, vivia na rua, e por muitas vezes foi chutada por garotos irritados, adultos entediados e meninas impacientes. Ela era feia quando você a encontrou, toda rachada e marcada, mas algo de belo você viu ali, tão pequena e judiada, e você a colocou em seu bolso, levou para a casa e a poliu até ter um aspecto melhor, porém muitas marcas eram impossíveis de serem disfarçadas.

Era uma pedra relativamente leve e fácil de ser carregar por ai. As vezes você esquecia que ela existia, mas quando sua mão pousava em seu bolso você notava sua presença, primeiro simpática e frágil, mas com o tempo, pesada e incômoda. Você a colocava na palma da mão e analisava suas rachaduras. Talvez se eu polir e cuidar mais um pouquinho ela vai ficar mais bonita, você pensava. Mas não, se você olhar mais de perto vai ver que na verdade ela é tão feia e sem sentido que ninguém sabe porque ela existe, se não para ser chutada para lá e para cá.

O tempo foi passando e ter essa pedra em seu bolso passou a fazer parte de você, você se esqueceu que era só uma pedrinha qualquer e não a SUA pedrinha. Só sua. Ela incomoda agora e você não sabe o que fazer com ela, você pode simplesmente jogá-la fora, ela voltaria a ser uma pedra qualquer, mas você se acostumou com seu peso em seu bolso, você se acostumou a poli-la todo o dia, se acostumou com sua lealdade. É só uma pedra, o que tem de mais? As vezes irrita, as vezes você quer por outras coisas em seu bolso e ela está lá, ocupando espaço. Então você a atira longe, só para depois recuperá-la arrependida, você a chuta, você a esquece em lugares escuro, depois volta pedindo desculpa. A pedrinha não é tão pesada assim, mas com o tempo parece que foi ficando, uma pedra é sempre uma pedra, sempre pesa. Mas a importância que você deu a ela a tornou fácil de ter contigo e difícil de carregá-la.

É só uma pedra, você pode fazer o que quiser dela, pode torná-la útil se quiser, mas você simplesmente a deixa em seu bolso e a usa como desculpa para um problema. Você bate no peito e diz que foi você que a tirou da rua e a tornou importante, foi você que a poliu e cuidou... A pedrinha tem sorte de estar com você, certo? Mas é só uma pedrinha, quando você se irrita se acha no direito de fazer o que quiser, você não a enxerga como deveria ser, como todas as outras pedrinhas, não... É a sua pedrinha, você faz o que quiser dela e ela continua quieta e obediente, ela nunca faz nada. É verdade que as vezes ela força um pouco o peso, na esperança que você a pegue na mão e vendo suas marcas, a entenda não como um problema mas como simples pedra. Mas ela é só uma pedrinha, não tem muito que ela possa fazer, se não ser chutada para lá e para cá.

Nenhum comentário: