"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 11 de setembro de 2011

A necessidade de falar e a incompreensão


Eles dizem que precisamos falar sobre isso, eles, distantes, nos incentivam com suas vozes fracas a gritar para o mundo. Aqui, na vida real, ninguém quer falar sobre isso, ninguém quer ouvir, ninguém quer ver ou admitir que coisas ruins acontecem com pessoas muito mais próximas do que você poderia imaginar. Eles perguntam porque você não faz nada, porque você não conta para essa ou aquela pessoa, mas quando você precisa falar sobre isso com eles, eles fazem caretas, ficam nervosos, choram, não conseguem olhar em seus olhos, não conseguem ouvir.

Você se sente culpado, tem vontade de pedir desculpas por ter tocado no assunto, como se aquilo tivesse acontecido com eles e não com você. Você abaixa a cabeça e promete para si mesmo que nunca mais vai falar sobre aquilo, você entende cada vez mais que aquilo é horrível o suficiente para não ser dito em voz alta, você se envergonha, se esconde, pensa que querer falar sobre isso é egoísmo seu, porque agride o ouvido e o coração das outras pessoas. No fundo eles estão muito mais preocupadas com seus próprios narizes, por isso são incapazes de te olharem nos olhos e ouvirem tudo o que você tem a dizer.

Você se cala e força um sorriso. No final quem acaba sendo consolado é quem ouviu suas meias palavras e não você. No final parece que você é culpado por tudo. Como pode ser tão egoísta para dizer isso em voz alta?? Como pode deixar os outros preocupados assim? Ora que monstro... Você se arrepende profundamente de ter tentado falar, de ter essa necessidade doentia de colocar para fora o que devora sua alma. A reação das pessoas é tão horrível que parece que você as está destruindo... Quando a única coisa que você queria era alguém que permanecesse em silêncio ao seu lado, entendendo e ouvindo o que você precisa dizer... Dizer simplesmente por dizer, para tirar isso aqui de dentro... Mas ninguém entende isso ou quer fazer isso, você diz com dificuldade duas palavras e eles já estão tentando resolver, já estão inquietos e perturbados, esperando que você os console. A única coisa que você queria era alguém capaz de te ouvir, só isso, você não queria conselhos, xingamentos, formas de resolver, pena ou lágrimas... Não, você não queria nada disso.

E eles ainda se perguntam porque você não fala.

Nenhum comentário: