"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

terça-feira, 26 de março de 2013

Tudo para dar certo



Você tem tudo para dar certo. É sempre assim. Família, amigos, dinheiro, casa, terapia, psiquiatra, remédios, blá, blá e blá. Você tem tanta sorte, você tem tanto isso, tanto aquilo. Por que você faz isso? Por que você é assim? Você faz de propósito? Você quer chamar atenção? Quem me dera... Quem me dera que tudo isso fosse só sobre chamar atenção. Quem me dera se eu tivesse todo esse "tudo" que tanto me dizem. Quem me dera se o mundo fosse lindo e perfeito e que doenças não existissem, ou que só pessoas pobres e sem ninguém para amá-las é que tivessem o direito de adoecer. As pessoas acham que as coisas são simples de mais, buscam explicações generalizadas e preconceituosas. Cada ser humano é único e infinitamente complexo e igualmente complexos são os problemas que afligem sua existência, quer exista aí uma doença ou não. Com o bônus de uma doença as coisas ficam ainda mais difíceis e complicadas. Ninguém consegue "escolher" ficar doente para chamar atenção, as doenças demandam atenção por consequência, isso não é culpa do doente. É um absurdo acusar o doente por estar doente. Eu não sei de onde é que vem essa mania das pessoas de achar que o doente é culpado de alguma coisa, às vezes os próprios doentes se culpam e tentam esconder seu sofrimento porque acham que assim vão causar menos problemas para as pessoas a sua volta. Pelo amor de deus. Tem que se tratar! O resto que lide com o grande problema de conhecer alguém doente, não é a vida deles que está em perigo.

Egoísmo? Egocentrismo? Sim! E de novo, sim! Você precisa cuidar de você mesmo antes de qualquer outra coisa. Tudo bem que eu não sou um bom exemplo, mas eu sei o que é certo, apesar de dificilmente o certo coincidir com ser fácil. Você em primeiro lugar. Se você tem uma doença, a culpa não é sua, agora o que você vai fazer com esse fato, ai sim é culpa sua. Você pode escolher passar a vida pensando em não dar trabalho para ninguém e nunca se tratar, sinto muito, mas já aviso que não vai dar certo, não por muito tempo. Ou você pode escolher parar, respirar e ver o que você pode fazer para se tratar e melhorar. E foda-se os outros. Foda-se o que pensam, se ficam magoadinhos, se ficam irritadinhos porque acham que você está chamando atenção ou fazendo tempestade em um copo d'água. Você, e só você, pode dizer o tamanho dos seus problemas e o quanto você pode aguentar deles. Mais ninguém. Caralho. Ao contrário do que muitos pensam, eu luto e muito para melhorar, se meus textos são terríveis é porque eu estou desabafando e desabafar é uma forma de melhorar, não sei se as pessoas entendem isso. O problema, as pessoas também não entendem, é que nem sempre as coisas dão certo e nem sempre os esforços dão frutos. Mais uma vez, a vida não é linda nem maravilhosa nem perfeita. Às vezes, não importa o quanto você tente, você simplesmente não vai conseguir. O mundo é cruel. Do mesmo jeito que uma criança pode perder a luta contra um câncer, um paciente psiquiátrico pode perder a luta para uma esquizofrenia, bipolaridade ou o que quer que seja. Nós, os pacientes psiquiátricos, não somos diferentes dos demais pacientes com doenças "físicas", por assim dizer, e não psicológicas. Nós não temos todo esse controle sobre nossa doença como vocês pensam que nós temos. Nós não escolhemos quando vamos surtar e porque, não é assim. Então parem de nos culpar, porra. Quero ver alguém ter coragem de chegar para uma pessoa com câncer e chamar ela de fraca, culpá-la pela doença, apontar um dedo bem na cara dela. Não! Ninguém faz isso. Então não façam com a gente. É exatamente a mesma situação.

E o tratamento é tão difícil quanto. Nem todos respondem a medicação ou a terapia. A mente é uma coisa muito complicada. Muitas doenças vão só piorando e piorando e com o tempo os remédios vão deixando de fazer efeito e tudo vai se deteriorando... É horrível. E não importa se eu tenho família, se eu tenho amigos, se eu tenho a puta que te pariu. Minha doença pode não responder a tratamento nenhum e fim de história. Não importa o quanto eu tente. Acontece. Sei que é difícil lidar com a realidade mas acontece. Eu já vi com meus próprios olhos. Sinto muito. Não posso simplesmente apertar um botão e me tornar saudável e normal. Mas a gente tenta né, eu pelo menos tento. Vivo caindo, tento ataques disso ou daquilo, me cortando, vendo coisas, etc, mas eu continuo tentando. O que mais eu posso fazer? Me matar? Não... Ainda não.

4 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, acham que a gente não melhora porque não quer, não tem vontade etc. Eu faço tratamento há 2 anos para transtorno de ansiedade generalizada e episódios de pânico. Apesar da dosagem dos meus medicamentos estar sendo reduzida devido à melhoras que eu tive, ainda tenho dificuldades. E não é porque conseguimos vencer algumas barreiras que estamos prontos para tudo. Um pouco de compreensão não faz mal a ninguém, mas ás vezes é difícil conseguir isso mesmo das pessoas mais próximas. Insistem em dizer que está tudo na nossa cabeça. Na boa, sabemos disso! Mas não é algo tão simples assim...Não dá explicar o por quê de agirmos de tal modo, é mais forte do que nossas vontades. Críticas assim tiram a paciência de qualquer pessoa!

Unknown disse...

Sim, nenhuma parte do tratamento é fácil, nem quando estamos melhorando. Estar melhorando é ótimo mas ainda sim significa estar frágil e ter ainda muito caminho pela frente. Espero que as pessoas a sua volta sejam mais compreensivas! E que você continue melhorando, claro =]

Beijos,
Sah.

D. disse...

Força!! eu sei que é muito dificil essa situação, passei por muitos momentos terríveis. Mas não pode desistir. Tem que aprender algum modo de driblar essa situação. O meu caso, adiantou eu me afastar de pessoas que me faziam mal... fiquei um bom tempo sozinha, e me achando fracassada. Mas a vida me apresentou pessoas novas, pessoas boas que acietam o jeito que eu sou, sem querer aproveitar da minha bondade.
Uma coisa que eu acho certíssimo, e vc ter um blog para desabafar. Guardar tudo para dentro de si... nao é saudável, além de ajudar muitas pessoas que se identificam com você.
Obrigada pelas postagens! e seja fortee!!

Unknown disse...

D, obrigada pelo comentário! Espero sempre continuar forte. Gostei muito de saber que você já passou por isso e está melhor agora =] dá uma certa esperança, espero que você continue sempre assim!

Volte sempre,
Sah.