"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Um outro lado do borderline


Borderline é um transtorno relativamente conhecido... Alguns dizem que é como se fosse uma bipolaridade "mais fraca", outros dizem que são pessoas impulsivas e destrutivas... Enfim. Hoje em dia se banaliza muito transtornos psiquiátricos. Quantas vezes você já ouviu alguém falando que pensa que é bipolar? Ou que todo mundo tem depressão? Ou que é esquizofrênico? Bom... Então eu vou dizer ela infinitésima vez... Não, você não tem um transtorno psiquiátrico, sinto muitissimo por te decepcionar.
Você fica feliz e depois fica triste?? Olha que coisa... É normal! As pessoas sentem sabe... E elas não estão sempre felizes, elas ficam tristes as vezes, acontece. Sem pânico.
Não gosto de pessoas usando o nome de transtornos psiquiátricos como se fossem "frescuras", como se todo mundo fosse "um pouco" bipolar ou esquizôfrenico, por exemplo. É um absurdo... Vou usar o Borderline como exemplo, porque obviamente é o que eu conheço mais... Se você é impulsivo, auto-destrutivo, tem picos de humor em intervalos muito pequenos... sim! isso tudo se encaixa no transtorno de personalidade Limítrofe. Mas não é só isso. Borderline não é só uma pessoa que se apresenta como agressiva e impulsiva. Borderline é uma pessoa encolhida no escuro tendo um ataque de pânico pela possibilidade (real ou imaginária) de ser abandonada, borderline é alguém que perde a capacidade de sentir e se corta, ou se atira na frente de um carro, ou se mata, só para sentir que estava viva. Borderline é uma pessoa suando frio, com os olhos fechados com força e as unhas fincadas nos braços, sofrendo uma alucinação sensorial. Borderline é alguém que machuca uma pessoa por amá-la. Borderline é aquela pessoa que em um segundo passa da alegria extrema para a depressão, borderline é aquela pessoa que perde todas as referencias de personalidade e se perde dentro de si mesma, se fragmentando em diversas "faces", perdida. Borderline é aquela pessoa que um dia se apresenta como sendo totalmente passiva, obediente e com medo, e no outro como sendo totalmente o oposto, teimosa e agressiva.
Borderline é alguém como eu... Que acredita ter um estranho morando dentro de si, carinhosamente chamado de monstro, que tem problemas para lidar com sentimentos, que se diminui e continua pensando que as pessoas estão sempre contra ela, que imagina coisas, que se machuca absurdamente fácil, que chora por nada e por tudo, que perde a noção da realidade, que sofre crises de pânico e ansiedade, medo, ou seja lá como se chame isso, principalmente quando está sozinha. Alias sou alguém que geralmente não pode ficar sozinha, alguém que ainda pensa que precisa se cortar para se sentir melhor, alguém que pensa que merece se castigar, alguém que as vezes sente de mais e a vezes perde essa capacidade de sentir... Enfim... Alguém que faz terapia comportamental e toma remédios.
Ah sim! Alguém que acabou de sofrer sua primeira alucinação sensorial... E está, obviamente, com muito medo.
Enfim... Pense um pouco antes de dizer que você tem algum transtorno psiquiatrico. Não, você
não tem. Você não tem a mínima idéia do que é isso. E infelizmente eu não posso te mostrar como é.

8 comentários:

Unknown disse...

Borderline uma Bipolaridade mais fraca???
Não concordo de jeito nenhum!

Unknown disse...

Também não concordo wally mas é o que eu escuto de muita gente quando digo que sou borderline.

Camila O. disse...

Quando eu paro para pensar que isso vai ser para o resto da minha vida, que nunca vai acabar, que eu vou viver de merda de remédio p'ra SEMPRE... Ui! òó Eu tomo mais remédio que água. A coisa mais babaca do mundo. Nem o demônio é tão imbecil. ¬¬

Unknown disse...

Exatamente... Eu tenho terror de ir no psiquiatra por medo dele aumentar meu remédio! Não sei onde vou parar... Por mais terapia que a gente faça, por mais remédios que tomemos... Parece que nosso lado doente está sempre por perto, parece que nunca melhoramos de verdade

Anônimo disse...

ola ... a mim bem q ja me deram medicação, mas depois desisto, como um remédio me vai ajudar, nao consigo perceber isso :S são só coisas por estomago, prefiro antes beber alcool e fumar umas

Anônimo disse...

Em uma uma conversa com um amigo e psicologo [de verdae], ele me disse para procura r u medico, alguém imparcial a minha história.. mas disse qu eue sou ua boderline e que ele não aguentava mais me ver nesse estado, e cada vez que me reencontra olhar os meus braços para verificar o que fiz.. Mas tenho muito medo, medo do que vão me faar, medo de ter que viver para sempre a base de remedios, de meus pais se afastarem amis de mim, de perder as pessoas ue estão a minha volta pelo simples fao de me cosiderarem louca;;; Naão sei o que é pior ficar sozinha num canto do quarto, dependente de uma coisa tão pequena [minha lamia], pra conseguir me mecher, dormir, chorar, me sentir viva sab? Ou ficar o resto da vida depedende de remedios para "me sentir curada", se é que é possivel.

Unknown disse...

Anônimo,eu sei o quanto é difícil dar o primeiro passo, existe muito preconceito quanto aos psiquiatras e psicólogos, entendo seu medo de ser taxada, de perder as pessoas a sua volta ou assustá-las... Mas entenda, você, se for borderline ou tiver qualquer outro transtorno, já as afasta muito provavelmente, já as assusta... Tomar remédios não vai piorar sua imagem, pelo contrário, a meu ver faz de você uma pessoa crescida, que admite seus problemas, busca e luta por uma melhora. Entende?

Eu sei que é horrível saber que talvez você tenha que tomar remédios durante sua vida inteira, fazer terapia, etc... Mas se vc pensar bem, é muito pior não fazer isso, não admitir para si mesma o problema e não tentar resolvê-lo de certa forma. As vezes eu me irrito, digo para mim mesma que nunca mais vou tomar remédio algum, eu tremo toda vez que piso no consultório do meu psiquiatra, a cada sessão eu me sinto mais perto de ser internada... Mas sabe... Se eu estou terrivelmente mau, mesmo com toda essa ajuda, como eu estaria SEM essa ajuda? Muito provavelmente já teria me matado.

Eu sinto muito por tudo o que vc sofre, de verdade... Eu sei o quão difícil é, o quão doloroso e angustiante é... Mas não tenha medo de procurar ajuda, ela realmente muito importante apesar de tudo.

Boa sorte para você e muita força, espero que você seja uma das sortudas e conseguem a estabilidade com o tratamento.

(a maioria dos borderlines adquirem estabilidade com cerca de um ano de tratamento psiquiátrico e psicológico, veja... vc tem grandes chances de dar certo. Não tenha medo ou entre em pânico no momento, você está só no começo)

Abraços,

Sah.

Anônimo disse...

vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv