"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pais e filhos - "Eu faço para você o que é melhor para mim"


Existe uma coisa tremendamente complicada que se chama "Relação Pai e Filho". O problema dos pais é que eles na verdade nunca fazem o que é bom para o filho de fato e sim o que é bom para eles mesmos. Por exemplo, um pai que fala para o filho sempre tirar notas altas. Ora, não seria melhor se ele pudesse tirar notas rasoáveis e fosse mais feliz? Quero dizer, os pais exigem dos filhos que eles sejam sempre bonzinhos, bonitos, inteligentes, etc, porque, assim, eles poderão mostrar para as outras pessoas como eles são pais de sucesso, por conseguirem ter educado filhos tão perfeitos. Entendem?

Para os pais, é melhor que a filha fique em casa, é melhor que ela não namore quem eles não querem, é melhor que ela não faça porcaria nenhuma. Mas até onde isso é o melhor para a filha? É preferível um filho trancado sempre em casa, sem amigos, sem vida, sem nada, por que ele é mais bonzinho e não dá trabalho? Até onde vai o egoismo dos pais? Sempre com a mesma descupa... "É melhor para você."

O simples fato de presentear os filhos pode dar a falsa idéia de que isso é bom para eles, quando, na realidade, poderia estar satisfazendo a necessidade de bem-estar dos pais, ao se jugarem, por isso, “bonzinhos”, atenciosos, carinhosos e responsáveis. Como o beijo, por exemplo, muitas vezes o beijo satisfaz muito mais quem está beijando (os pais) do que quem é beijado (os filhos,)portanto, talvez quem beija com a intenção de doar afeição e carinho esteja na verdade se apossando de afeição e carinho para si. Não, um pai não é um bom pai e nem de longe é atencioso só porque da presentes ou beijos ou seja lá o que for, isso não quer dizer quase que absolutamente nada. Porque não se esforçaram mais em criar uma relação saudável e aberta a comunicação desde o começo? Ao invés de se preocuparem em dar um beijinho quando chegam e depois se trancarem atrás de seus próprios muros? Alguém já pensou nisso? Que pais sentam no chão com os filhos e brincam com eles? Que pais conseguem enxergar as dificuldades pelas quais seus filhos estão passando? Alguém ai já se preocupou em realmente saber QUEM É seu filho? Já procurou saber alguma coisa além do que ele mostra do lado de fora? Atrás do sorriso, atrás daquela porta trancada, por dentro da cabeçinha dele. Já parou para pensar se talvez, só talvez, ele realmente sinta sua falta. Porque vocês nunca conversaram? Porque somos todos estranhos vivendo na mesma casa?

Quer ser pai? Ótimo, mas pense nisso, ok? Se seu filho é burro, feio, ou seja lá o que for, dane-se! Faça de tudo para que ele seja feliz então! Ao menos isso, feliz e emocionalmente saudável, ele só precisa disso. Lembrando que felicidade não é um presente nem nenhuma porcaria do tipo. Sabe qual é a felicidade que você pode dar para seu filho? A felicidade de saber que seu pai vai estar sempre lá quando você precisar, saber que ele te ama e te apoia, não importa como ou o que você seja. É isso a melhor coisa que você dar para ele. Só isso.

Enfim... Vamos a lógica idiota dos pais. E mais uma vez, a burrice dos adultos é uma coisa impressionante.

Vejamos, então, como se desenvolve o jogo da hipocrisia familiar no esquema abaixo:

· Pai acha que ser médico é o melhor.
· Porque seu cardiologista está muito bem.
· O papel de pai é querer o melhor para o filho (para o filho?).
· Pai atribui ao filho a vocação de médico.
· Pai define o filho “esse vai ser médico”.
· Papel de filho é satisfazer expectativa do pai.
· Filho “quer” ser médico.
· Pai está de parabéns; seu filho quer ser médico.
· Filho está de parabéns; é um bom filho.

Mesmo que esses pais digam que evitam opinar (decidir) sobre a futura profissão de seus filhos, repetindo sempre que "o importante é que ele seja feliz", ainda assim não conseguem desvincular de suas próprias felicidades e fantasias da pretensa felicidade e realização dos filhos. Quando o filho é homem, tende a polarizar as fantasias do pai nele projetadas.

A ambição paterna não se satisfaz com tudo que o filho possa ter “copiado” do jeito do pai ser, mas aspira, inclusive, que venha a ser tudo aquilo que o pai queria ter sido e não foi. Vejamos a ordem, do mais desejável para o menos, dos atributos ansiados pelos pais sobre seus filhos homens, juntamente com atributos pouco lembrados mas muito importantes para a formação da personalidade:


QUALIDADES DESEJADAS DOS PAIS EM RELAÇÃO AOS FILHOS


- 6 qualidades mais desejadas dos pais em relação aos filhos:
*heterossexual;
*obediente aos pais;
*responsável;
*trabalhador;
*ordeiro;
*bonito.

- 6 qualidades muito esquecidas dos pais em relação aos filhos:
*mentalmente normal;
*respeitoso com todos;
*honesto e leal;
*alegre e animado;
*carinhoso e sensível;
*inteligente e culto.


Sendo a filha mulher, sobre ela recairão as fantasias e aspirações da mãe. A puberdade feminina vem acontecendo cada vez mais precocemente, e existem razões para crer que esse fenômeno possa ser devido à adaptação biológica aos anseios culturais; a mãe “fantasia” a filha de mocinha muito cedo, atribuindo a ela um papel de jovem. Isso pode favorecer uma precocidade biológica ao papel social atribuído pela família. Essa ocorrência é mais uma prova de que o filho (ou jovem, em geral) acaba incorporando em sua pessoa o papel social a ele atribuído pela família e sociedade.


QUALIDADES DESEJADAS DAS MÃES EM RELAÇÃO ÀS FILHAS


- 6 qualidades mais desejadas das mães em relação às filhas :
*heterossexual;
*bonita;
*admirada por todos;
*companheira;
*bem casada;
*ordeira;


- 6 qualidades muito esquecidas das mães em relação às filhas:
*mentalmente normal;
*fértil;
*instinto maternal;
*alegre e animada;
*carinhosa e sensível;
*inteligente e culta;


Eu achei impressionante que o fato de ser heterrosexual estar no topo da lista! Meu Deus... O mundo é mais preconceituoso do que pensava. Quero dizer, acima de alegre, carinhosa(o), acima de saúde mental (!!!), é mais importante ser hetero?? Onde está a cabeça desses pais?? O que eles estão fazendo com seus filhos caramba? A coisa MAIS IMPORTANTE para eles é se sentirem aceitos por vocês! Vocês são idiotas ou o quê?? Colocou o filho no mundo, então ame ele do jeito que ele é! Aceite as coisas. Seu filho NÃO É PERFEITO, nem nunca vai ser, seu filho NÃO vai ser famoso, muito menos um gênio (a salvo raras exceções, claro), não, seu filho não vai ser o que você sempre sonhou, seu filho vai ser ele mesmo e ponto. Ok? Tira essa idéia da cabeça de que "meu filho vai ser isso ou aquilo", pelo amor de Deus, o mundo já está doente o bastante sem um bando de famílias burras e problemáticas, não precisamos mais de gente assim. Você não quer que seu filho cometa os mesmos erros que você cometeu? Ótimo, então CONVERSE, explique o por quê das coisas, ensine, não tranque ele em uma gaiola.

Tudo bem? Agora se você tem CERTEZA que seu filho vai ser seu sonho reencarnado ou seja lá o que for. De boa, sem ofença nenhuma, mas você não nasceu para ser pai. Certo? Então morra sozinho por favor. O mundo agradeçe, assim como as futuras gerações. Muito obrigada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu sabrina vc ta mto paranoica...
axo que esse foi o post mais sem noção que vc ja escreveu,a maioria do que vc escreveu acontece com pouquissimas pessoas vc ta usando o seu caso e generalizando vc pode se revoltar mas não generalise o seu caso...vc tem q parar de tomar oq vc ta usando

Unknown disse...

eu naum to nem um pouco diferente do q eu sempre fui =.= o remédio não está mudando meu jeito de pensar! Mew... não fala do q vc naum entende não, blz?

E vc é louco?? Até parece q eu tomaria qualquer coisa q mudasse o jeito q eu sou, eu sempre pensei assim e sempre fui generalista~

Desculpe se eu sou paranoica oo mas eu sempre fui assim filho, vc q naum me conhece então.

uma garota disse...

sah, ok,
vc falou um monte, se revoltou e talz...
mas além de desabafar aqui na internet, vc já tentou falar essas coisas pros seus pais? pq não adianta nada falar um monte deles se vc tmb não toma nenhuma atitude. jah falei isso pra giovanna: minha mãe ficou duas semanas sem olhar na minha cara pq eu falei umas belas verdades pra ela. coisa do tipo"vc nunca passou mtu tempo comigo", "gosto mais do meu pai", "a gente não conversa"; enfim, nem lembro masi.... só que deu certo! a gente briga? sim sim, mas temos contato.
tenta se aproximar deles tmb =]

Unknown disse...

Hm... Será que os pais não querem que agente se esforçe ao máximo, que seja o melhor, pra tentar ser feliz? sabe, acho que talvez seja algo do ego, também, mas não exclua o fato de que se você se esforçar pra ir melhor na escola, você não irá sofrer na hora de passar no vestibular... Se você for hetero, sofrerá menos preconceito... e assim vai. Os pais querem que nós sejamos feliz [ao menos a grande maioria] eu sei lá... meu pai é um cara que sempre pensou o melhor pra mim, sem se importar com os outros... ele é foda. Minha mãe nem tanto, sempre querendo me ter como um produto bem feito POR ELA... mas... eu não posso culpa-la, o mundo a fez assim, Deus me deu ela como mãe... então... fodeu dASDHASDHASH agente só vive, tentando se entender, tentando ser feliz. Meu egoísmo e o dela se combatem pra tentar satisfazer cada uma das donas. Mas sei lá... No fundo eu sei que tem algo incondicional[ao menos do meu lado] que ficará feliz caso ela fique... Ser vagal, maloqueiro, gay (r)... Ah, sim... é BEM mais divertido... mas há consequencias... enfim. eu não falei nada com nada AHAHHA mas eu só queria dizer que... Acho que você devia fazer o seu melhor, independente do que eles pedirem. Tua mãe te carrega por 9 meses e [presente ou não] eles te criaram, te deram educação [ou sei lá o que] retribua com o que você pode :]

joo disse...

bom eu nem li ainda pq eh mtu grande @@ mas tipo... pais sao idiotas eles nao sao vc nao passam pela msms coisas q vc
os pais nao entendem q a gente nao quer ser como eles ou nao queremos ser oq eles querem q a gente seja
ta eh o melhor pra mim foda-se quem disse q eu quero o melhor??? tem q toma tapa na cara pra aprende a vive
aff pais me estressam --' eles esqueceram q os pais deles tbm eram um saco? q eles nao queriam as msms coisas??

aki em casa eh o inferno a gente briga sempre por coisas tipo eu gosta de deita desse jeito x e minha nao, ai ela faz mega barraco --' vai se fude nao tem o q faze nao

pais so enxem o saco --' dexa eu ser eu, ser quem eu quero pq eu so eu nao so vcs, e eu nao so uma marionete pra vcs virarem pisa aki mexe ali fica assim , vai se fude meu

e ainda vc nao pode nem reclama senao vc se fode pq quem manda sao seus pais tipo eles tem o poder ai se vc se revolta sofre boicote--' na ultima vez q eu briguei com a minha mae ela paro de faze comida vai se fude so pq eu falei a verdade na cara dela e ela nao pode fala nada em troca pq eu tinha razao _|_

revoluçao anti o poder autoritario dos pais /o/ zuera .... mas seria interessante...
depois eu faço um comentario util pq agora eu to sem saco de le