"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Psicologia - Vende-se um amigo (?)



Já ouvi algumas vezes as pessoas dizerem que o psicólogo é um amigo pago. Bom... Começei a umas duas semanas a Terapia Cognitiva Comportamental, com uma psicóloga, e eu vou dizer uma coisa. Psicólogo está longe de ser "só" um amigo pago. Eles são incríveis, de verdade, é tipo assim... É uma salinha bonitinha, confortável e calma, com sofás e a primeira coisa que eles falam é que aquela sala é sua, só sua, vai ser o seu espaço daquele dia em diante (eu adorei quando ela disse isso, me deu vontade de sair bagunçando tudo, mas enfim...). Lá o assunto é você, só você, o psicólogo faz de tudo para te conhecer, para fazer você falar. Ele é super atencioso, calmo, paciente, compreensivo, é inacreditável. Sério mesmo. Por mais que eu adore todos vocês, meus amigos, psicólogo é coisa de outro mundo. Nunca que alguém teria paciência pra me ouvir durante uma hora inteira toda a semana, nunca que alguém seria tão compreensivo, tão... Não sei! Ela não briga, não olha feio, não se irrita. Nunca vi ninguém tão interessado em conhecer uma pessoa que nunca viu na vida, e é um interesse tão sincero. Gostei dela, de verdade. Vocês podem falar que é claro que ela está interessada, final eu estou pagando. Mas eu acho... que nem com todo o dinheiro do mundo eu teria paciência para cuidar de tanta gente problemática assim, tratando todos do mesmo jeito.

É um trabalho difícil, bem difícil. Imagina... Quantos pacientes será que ela tem? Ela me deu o telefone e e-mail dela, disse que nunca desliga o telefone, disse que eu posso ligar até de madrugada, quando e onde eu quiser. E ela faz isso com TODOS os pacientes. Se eu fosse menos tímida já teria ligado para ela umas duas vezes (isso que eu vi ela ontem). Fico até imaginando... Não é possível que ela suporte tudo isso. Como ela consegue? Quero dizer... Eu sou uma pessoa que crio dependência dos outros muito fácil, eu posso muito bem acabar "precisando" dela toda hora. Coitada... Se ela tiver mais uns três pacientes como eu ela já não vive né.

Psicólogos são muito diferentes de psiquiatras também. Psiquiatras são diretos, objetivos, eles procuram a doença, não a causa, só o problema em si. Psicologos não, eles não estão procurando a doença, estão buscando os "por quês", eles querem entender, conhecer, para depois tentar ajudar. Gosto mais dos psicólogos. Os anti-depressivos ainda não estão me ajudando em quase nada, mas talvez o tcc ajude... Espero. Estou gostando, de verdade.

A imagem é de um filme incrível chamado "Garota Interrompida", sobre psiquiatria.

Nenhum comentário: