"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 1 de agosto de 2010

Não bata. Eduque. - No mundo em que vivemos?



Vocês provavelmente já viram o comercial dessa campanha circulando pela tv, não viram? Com todas aqueles crianças fofinhas e aquele papo de "não bata! Assim você está ensinando-as que o único jeito de resolver as coisas é com a violência". É... É uma campanha muito bonitinha, de fato, mas eles são tão simplistas não são, não? Tudo bem, vamos analisar o que eles consideram castigos humilhantes e etc.

- Palmadas
- Beliscões
- Tapinhas na mão
- Pontapés
- Puxão de cabelo
- Rejeição ou desqualificação da criança ou do adolescente
- Bater com a mão ou com um objeto (vara, cinto, chicote, sapato, fios)
- Xingamentos, humilhações
- Castigos excessivos, recriminações, culpabilização
- Ameaças
- Uso da criança como intermediário de desqualificações mutuas entre os pais em processo de separação
- Responsabilidades excessivas para a idade
- Sacudir ou empurrar a criança
- Clima de violência entre os pais e de descarga emocional em cima da criança
- Obrigá-la a permanecer em posições incômodas ou indecorosas
- Obrigá-la a fazer exercícios físicos excessivos.
- Surras
- Chacoalhar a criança

Resumindo. O que a campanha pede? Uma família perfeita. Famílias perfeitas não existem até onde eu sei. Que pai ou mãe nunca perdeu a paciencia com o filho? Que filho nunca viu os pais brigando entre si? Qual criança nunca se sentiu sufocada ou abandonada pelos pais? Nem que tenha sido só por um dia durante a infância inteira. É engraçado porque de que adianta essa campanha? Quero dizer no mundo em que vivemos, onde os pais não tem mais tempo para os filhos, onde o estresse já é normal, onde brigas e desestendimentos sempre foram e continuam sendo normais entre uma família, você realmente acha que quando um pai de pavio curto chegar em casa cançado e estressado e encontrar os filhos correndo pela casa, você acha que ele vai parar para pensar no "Não bata. Eduque."? Claro que não. Mesmo que ele não bata, chuvas de broncas e xingamentos irão cair.

É errado bater? É errado humilhar? Sim, é errado. É errado quando isso é praticado de modo exagerado e desnecessário. Ninguém vai morrer por receber um tapinha, vai? Pelo amor de Deus isso já é frescura. Eles não estão entendendo qual é realmente o problema. O problema não é se os pais devem ou não castigar os filhos, nem como eles devem castigar. O problema é que... já era! Entende? As famílias já estão todas ou quase todas desestruturadas. Os pais estão perdidos e seus filhos mais ainda. Os pais não sabem mais ser pais, os filhos já não sabem mais ser filhos, ninguém respeita ninguém. De que adianta os pais não baterem nos filhos se eles se matam com palavras? O que doí mais? O castigo físico ou aquele castigo sutil? Aquela palavra que te corta e te destroí? Dita de mansinho, com a mesma voz que cantava para você dormir um dia.

Meu pai só me bateu uma vez na minha vida inteira. Mas mesmo assim minha infância inteira eu apanhei. Apanhei muito de meu irmão, apanhei de palavras, de gestos, de olhares, apanhei de amigos, de professores, de familiares... E ninguém viu. Ninguém viu por que marcas vermelhas desaparecem, roxos desaparecem... Mas as marcas aqui dentro nunca nem chegam a aparecer. Ninguém reparou nas cicatrizes que começaram a se formar aqui dentro. E agora elas estão saido para fora, não estão?

Para mim... A campanha que diz que a saúde emocional precisa de atenção é muito mais importante e eficaz... Mas ninguém falou nela, falou? Acho que só vi uma vez o comercial na tv. Querem uma campanha um pouquinho menos utópica? Deixa eu ver... Que tal: Seu filho também tem sentimentos, ele está te ouvindo e te observando. Seja um bom exemplo e se estiver muito difícil, deixa de frescura e vai procurar um psiquiatra. Ou você quer que ele se mate um dia?

Tá... Ficou um título meio grande, mas vocês entenderam.

Vai ai os dois videos sobre a campanha "A saúde mental precisa de atenção". Crianças-> Clique aqui. Comportamento suicida: Conhecer para previnir. ->Clique aqui

Um comentário:

Sisi disse...

Amei era tudo que eu queria falar, e não sabia como escrever. Nota mil, Pais nao podem bater nos seus filhos, mais podem apanhar deles. Realmente não existe familias perfeitas e está cada vez mais longe disso, principalmente, porque a maioria dos pais não o levam seus filhos desde pequeno à conhecer e terem temor à DEUS. Parabéns!