"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sábado, 21 de agosto de 2010

Egocentrismo



Bom... Desde quando eu me entendo por gente, as pessoas viviam me dizendo que eu era uma egoísta e uma egocêntrica nojenta. É engraçado porque o egocentrico se ama e se acha o centro do universo, se importa só com si mesmo, mas eu, incrívelmente, apesar de todo mundo insistir que sou egocêntrica, me odeio e boto até um cachorro mais no centro do universo do que eu mesma. Tudo bem... eu sou horrível, eu sei, sou muito egoísta as vezes porque tenho sim dificuldade em compreender a opnião dos outros, mas pelo amor de Deus né, eu não tenho nem um resquício de auto-estima, como eu poderia ser egocentrica?? Quer dar um nome para meu problema? Eu tenho uma auto-piedade nojenta e grudenta, é diferente, é ruim também, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. O egocentrico se acha Deus, o auto-piedoso se acha o pior verme da Terra.

Vamos explicar mais um pouquinhos o que seria uma pessoa egocêntrica. Egocêntrico é aquele que pensa que não precisa de ninguém, aquele que se acha superior, aquele que só se preocupa com si mesmo, aquele que é incapaz de ter um pouquinho de humildade, solidariedade e fraternidade. Se para salvar uma pessoa ele tiver que descer um pouquinho de seu pedestral, ele não desce. É aquele destinado a sofrer, por ser incapaz de aprender com seus erros, simplesmente porque nunca acha que está errado. É aquele destinado a solidão, por despresar as pessoas a sua volta, se sentindo tão superior e melhor, que ninguém nunca vai se sentir útil e amado ao seu lado. É aquele que precisa derrubar os mais fracos para provar para si mesmo sua força. É aquele que se esconde atrás de mentiras e máscaras, incapaz de admitir para si mesmo sua solidão e tristeza. Incapaz de pedir perdão, incapaz de olhar para o próximo com igualdade. E capaz de fazer de tudo para satisfazer seus desejos e objetivos, não importa quandas cabeças ele terá que pisar para isso.

Egocentrico é aquele que possuí o ego doente, muitas vezes confundido com individualista, apesar que talvez uma coisa signifique outra... Não sei. Mas não vejo ninguém pensando nos individualistas como sendo egocentricos. O individualismo nos dias de hoje é tratado como algo necessário para se alcançar o "sucesso", o mundo é individualista, o capitalismo ou seja lá o que for. Mew... E dai se o universo só pensa nele mesmo?? Você presica ser igual? Isso é uma desculpa egoísta para caramba, mas beleza né. Enfim... O egocêntrico é incapaz de se colocar no lugar dos outros. Nenhum egocêntrico é merecedor de admiração nenhuma, muito menos de apoio. Quer um conselho? Cuidado. Cuidado para não se transformar em cachorrinho de um deles, o saco de pancadas que eles sabem que podem derrubar facilmente sempre que quiserem se sentir melhor. Você é auto-piedoso? Se acha fraco e tem pena de si mesmo? Fique longe de egocentricos, vai por mim, relacionamento saudável é que não vai ser. O egocentrico aumentará sua auto-piedade e você alimentará o egocentrismo dele. Mude, se afaste, se levante, lute, se esforçe, faça qualquer porcaria mas não se rebaixe, por favor, não se rebaixe. Apelo para vocês, os "fracos", porque sei os "fortes" nunca admitiriam nada disso, muito menos tentariam mudar a situação confortável em que se encontram.

Nenhum comentário: