"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amor líquido. - Desaprendendo a amar



Começei a ler um livro muito bom do Bauman, chama 'Amor líquido, sobre a fragilidade dos laços humanos' (é, meu blog também é cultura~). Estou adorando... É bem interessante. É engraçado o jeito como ele se refere a relacionamentos como se fossem investimentos em ações. Gasta-se tempo e dinheiro em alguém esperando que essa pessoa supra suas necessidades afetivas, você continua investindo nessa pessoa enquanto estiver lucrando, mas assim que essa 'ação' começa a se desvalorizar, você se livra dela. Fim. Não é mais rentável.

É uma comparação fria, mas não deixa de ser absolutamente verdade. A salvo os auto-destrutivos (eu super me inclindo nessa) que continuam com suas ações que começam a cair vertiginosamente na esperança que um dia elas voltem a subir, ou então por medo de ver essa mesma ação, ao ser descartada por você, começar a subir novamente nas mãos de outra pessoa. Sim, a ação pode voltar a se valorizar, é verdade... Mas imagino que os bons acionistas dificilmente correm esse risco. De qualquer jeito, assim que as coisas são hoje em dia, seja isso bom ou ruim, depende do seu ponto de vista.

O fato é que as relações entre as pessoas se tornam cada vez mais superficiais. Busca-se a satisfação imediata sem compromisso, relacionamentos que não exijam praticamente nada de suas partes, só um olhar ou dois, uma rápida troca de palavras, ou nem isso, e pronto. E quanto mais uma pessoa se relaciona, segundo o livro, parece que mais ela desaprende a amar. Quero dizer, imagine uma pessoa acostumada a ficar com qualquer um que der vontade ou se mostrar interessado, alguém acostumado a satisfazer suas vontades imediatamente, alguém que não se preocupa com o outro lado realmente... Imagine essa pessoa vendo esse mundo de opções e facilidades sendo restrito.
Imagine esse alguém percebendo que para mander uma pessoa ao seu lado "para sempre" e desfrutar todos os beneficios de uma relação a longo prazo é preciso muito esforço e força de vontade. Quero dizer, deixar esse orgulho e teimosia de lado, deixar a impaciencia e o egoísmo ou o egocentrismo... Enfim... Para que né? Se saindo para andar por aí é tão fácil encontrar alguém disposto a te "amar" por uma hora ou duas sem esforço nenhum.

Nenhum comentário: