"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

domingo, 7 de abril de 2013

Sobre deus e religiões




Minha família é muito religiosa e eu passei anos tentando entender essa coisa que eles chamam de "deus". Mas eu só consegui pensar com mais liberdade agora que me livrei da religião, antes eu tinha a obrigação de me sentir culpada por tentar entender, afinal "deus vai além da compreensão humana" e nós "não devemos questioná-lo". De qualquer jeito, agora, enfim livre, passei a pensar. Na verdade passei a pensar um pouco antes de largar para sempre esse negocio de religião. Deus... Que carinha confuso. Uma hora mata cidades e povos inteiros e na outra prega o amor e o suposto perdão (que até hoje eu nunca vi). Deus se diz bom mas matou na história da Bíblia inteira muito mais do que o próprio diabo. Deus mata, deus destrói, deus odeia, deus segrega, deus tem inveja, ciumes, raiva... Deus é humano. Foi a única conclusão que eu consegui chegar, nada consegue ser mais incongruente, só o ser humano mesmo. Ah sim, e não podemos esquecer do melhor: "na verdade ele faz tudo isso porque nos ama". Claro, faz todo o sentido do mundo. Eu tenho um filho ai na escolinha dele eu simplesmente MATO todos os amiguinhos dele porque eles não concordaram com o que eu falei ou whatever. E não contente em fazer essas coisas deus ainda manda todo mundo pro inferno, quero dizer, ele é DEUS, ele criou tudo, porque diabos ele permitiu a criação do inferno?? Isso é muito sádico, fazer as pessoas sofrerem e queimarem por toda a eternidade, eu recomendaria terapia, sério.

Eu sempre pensei que deus devesse ser bom, eu sempre pensei que deus fosse sinônimo de amor, aquele amor puro que não espera nada em troca. Não é assim que deveriam ser todos os amores? Não... Deus não precisa de orações, deus não precisa de sacrifícios, deus não quer seu sangue derramado, o suor da sua testa ou o que quer que seja. Para mim, se deus existe, ele deve ser só um cara velhinho lá no céu, sorrindo para todos nós, independente de qualquer nacionalidade, cor, sexo, orientação sexual, religião, enfim... Nós somos todos humanos e todos nós merecemos ser amados pelo menos por uma pessoa no mundo. Muito utópico? Infantil? Talvez. Eu não ligo. É como as coisas deveriam ser. Quando eu era pequena eu costumava chorar tanto pelas pessoas que eu achava que iriam para o inferno simplesmente porque não eram da religião dos meus pais. Eu costumava perguntar para deus... Como ele podia? Como podia castigar desse jeito as pessoas? Ninguém merece sofrer por toda uma eternidade, ninguém. As pessoas falam de assassinos, ladrões, estupradores... Nem eles. Nem para eles eu conseguiria dar tamanho castigo. As pessoas más na maioria das vezes tem um motivo para tal, as pessoas carregam suas histórias, muitas vezes muito trágicas. Não se pode julgar ou condenar uma pessoa sem antes conhecer o seu passado, você não sabe o que a levou a ser a sim, você nunca sabe.

Eu chorava porque queria salvar o mundo das mãos desse deus tão cruel. Mas eu era só uma garota e estava completamente sozinha. Na minha igreja as pessoas davam glória quando nos diziam tudo o que ganharíamos por estarmos servindo a deus e eu chorava porque achava tudo tão injusto. Por que eu receberia tudo isso enquanto o resto do mundo inteiro iria queimar? Como eu poderia aceitar ir para o céu e abandonar todos os meus amigos que eu amava tanto? Nem eu merecia ganhar coisa alguma e nem eles mereciam deixar de ganhar. Minha cabeça parecia que ia explodir. Doía pisar na igreja e ouvir todas essas coisas, doía de verdade. Não conseguia entender como as pessoas poderiam ser tão egoístas e más, elas ficavam felizes quando descreviam o inferno que o resto do mundo ia viver! Como? Eu nunca entendi. Não, deus não pode fazer isso, simplesmente não pode. Abandonei essa maldita história de religiões. Não consigo aceitar qualquer tipo de violência, mesmo contra as pessoas que já me fizeram tanto mal... Eu posso ter um acesso de raiva, sim. Mas chegar a fazer tanto mal, nunca. Não consigo. E não entendo como alguém pode conseguir.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, sah. mais um pra lista dos meus preferidos. beijo, stefano.

Unknown disse...

que bom que gostou =] bjs!