"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sábado, 22 de dezembro de 2012

De novo e de novo e de novo... - Sobre a compulsão à repetição



Outro conceito interessante de Freud, que eu li no meu mais novo livrinho muito interessante, é a compulsão à repetição, ou seja, a tendência da mente de reviver situações desagradáveis ou traumáticas. Me perdoem se eu entendi errado, mas parece que a mente se utiliza desse mecanismo para gerar angustia e, assim, se proteger. A angustia nos prepara para o perigo, dessa forma, ao gerar angustia a mente estaria nos preparando para caso a situação traumática aconteça novamente. O que causa a neurose traumática é o susto, dessa forma a memória dolorosa é revivida frequentemente, gerando angustia, até que uma defesa eficiente tenha sido construída em nossa mente após o evento. É por isso, e finalmente tudo isso faz sentido, que quando algo ruim acontece, aquilo demora tanto para sair de nossas mentes, ou até mesmo nunca chega a sair, quer essa vivência esteja sendo revivida exatamente como aconteceu, quer ela esteja aparecendo de forma disfarçada ou mascarada.

É um exercício cansativo. É comum, por exemplo, que a pessoa traumatizada tenha pesadelos diariamente sobre o que quer que tenha acontecido. Inicialmente esse mecanismo repetitivo parece inútil, como uma enorme roda gigante de auto-tortura. Noite após noite acordando assustado, suando frio, medos irracionais, nevosismo e inquietação excessivos ao se ouvir um determinado som, ou sentir um determinado cheiro ou ver algo, ou pensar que se viu algo. A vida se torna pesada, muito pesada. Você passa a viver sempre na defensiva, como se a qualquer momento aquilo pudesse acontecer novamente, e realmente pode. Na verdade já está acontecendo, todo o santo dia, dentro da sua mente. E o fato de não ser "real" não quer dizer que o sofrimento seja menor. Mas por mais que tudo isso pareça inútil, existe uma razão para você não conseguir esquecer.

Não é para você esquecer. Sua mente precisa aprender a se preparar e a lidar com o que lhe aconteceu, dessa forma ela estará enfim protegida. Imagino que isso signifique "superação"? Talvez. Se pensarmos que superação signifique passar de uma situação ruim para uma boa, evoluir, se recuperar... Faz sentido. Quando sua mente aprende a lidar com o fato traumático, sua lembrança se torna só isso, mais um lembrança. Ela nunca vai ser uma boa lembrança, óbvio, mas pouco a pouco vai deixar de se tornar uma tortura, um peso, uma ferida aberta. E as noites em que você vai acordar suando frio, em meio a um grito mudo, vão se tornar cada vez mais raras... E um dia, quem sabe, você vai poder inclusive falar sobre isso com outras pessoas sem acabar em um mar de lágrimas e desespero. Isso é crescer. Evoluir, se superar.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá flor, passei por aqui e gostei muito de você, bem interessante seus posts.
Fiquei pensando sobre esse mecanismo de defesa da mente, é realmente extraordinário o que nosso corpo faz em situações de crise. Espero que a minha mente também possa se acostumar com a ideia de superação rsrsrs
Mas enfim... achei bem legal isso.
Beijos flor e boas estas!!

Unknown disse...

Obrigada pela visita!

Sim, também espero que nossa mente possa sempre se recuperar. Fico feliz que tenha gostado dos posts. Sinta-se a vontade aqui para comentar e ler o que quiser.

Bjos e boas festas para você também!