"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sábado, 6 de novembro de 2010

Meus 18 anos - Eu aprendi...



Nesses meus 18 anos anos eu aprendi, principalmente nos últimos meses, que amigos não são para sempre e que você não deve exigir isso de ninguém. Aprendi que mesmo que algumas pessoas se afastem, outras virão, e outras e mais outras, e que o sentimento amizade, o amor, isso sim nunca desaparecerá da sua vida. Aprendi que você nunca deve se permitir ser dependente de ninguém e que ninguém deve ditar sua vida. Aprendi que ser independente é questão de responsabilidade e confiança, é cometer erros, mas ser responsável por eles, totalmente responsável. Aprendi que ninguém tem o direito de dizer quem você é, só você mesmo, e que você não deve dar ouvidos a quem pensa que pode. Aprendi que você tem o direito de mudar, aprendi que você não precisa justificar seus atos para ninguém, aprendi que você não deve ter medo de ser quem é. Aprendi que os verdadeiros amigos vão entender e te aceitar seja você quem e como for, aprendi que só pessoas maduras conseguem compreender que as pessoas mudam e que você não precisa mudar de pessoas por isso. Aprendi que quem se faz de muita coisa normalmente é muito pouco e quem se faz de muito pouco normalmente é muita coisa.
Eu aprendi que ser sincero consigo mesmo não é só questão de seguir seus sentimentos, mas de entender o que você sente. Aprendi que só você mesmo pode dizer o quanto sua luta é dura e difícil e que o que é fácil para você pode ser muito difícil para outras pessoas, aprendi que nem por isso essas pessoas são mais fracas do que você e que é preciso respeitar o sentimento dos outros, por mais incompreensivo que ele pareça, porque um dia você também vai precisar ser respeitado. Aprendi que reconhecer que você precisa de ajuda não é a mesma coisa que reconhecer que você está louco, muito pelo contrário, é a prova de que você é muito mais lúcido do que muita gente. Aprendi que não se deve sentir vergonha pelas suas dificuldades e traumas e sim orgulho por lutar contra eles. Aprendi que nos dias tristes, você vai olhar para as marcas e cicatrizes que a vida te deixou, e terá que ser duas vezes mais forte para não pensar que seria muito mais fácil desistir de tudo, aprendi que ao olhar para essas marcas você não deve se entristecer! Mas sim se orgulhar, mais uma vez, porque elas estão ali para te mostrar o quão forte você foi e o quanto você lutou para que o peso de viver não te destruisse. Elas estão ali para que você não se esqueça que você venceu. Sim, você venceu e continua vencendo a cada dia que acorda, a cada passo, a cada escolha, a cada decepção, a cada dor, a cada segundo em que você consegue sobrevive apesar de tudo.
Nesses 18 anos eu aprendi que em um segundo você pode destruir uma alma. Aprendi que não se deve confiar em alguém só porque agora ele parece mais gentil. Aprendi que existe muita maldade no coração de muita gente, aprendi que monstros existem, aprendi que pessoas boas também podem fazer muitas coisas ruins sem perceberem. Aprendi que existem pequenos fatos que te marcam pelo resto da sua vida, aprendi que superar um trauma exige muita paciencia, muito tempo, muita força de vontade e talvez até mais coisas que eu ainda não saíba, mas a principal questão é o quanto você está disposto a superar isso. Aprendi que existem pessoas que escolhem não superar e que você também precisa respeitar a escolha delas. Aprendi que é preciso perdoar, até mesmo a pior pessoa que passou pela sua vida, simplesmente porque odiar não vai te levar a nada.
Aprendi que realmente o amor e o ódio andam lado a lado. Aprendi que as coisas mudam, o mundo gira e se você odeia uma pessoa hoje, amanhã você pode muito bem amá-la muito mais do que jamais poderia ter imaginado. Aprendi que um dia você vai olhar para trás e rir da época que odiava essa pessoa maravilhosa ao seu lado, aprendi que você vai perceber que o ódio era na verdade medo por ver muito de você nela, medo de se deixar cativar, medo de amar. Eu aprendi que coisas que você diz voltam para você, coisas que você faz também. Aprendi que se você aponta um dedo para alguém, três se voltam para você e que você nunca deve tentar mudar uma pessoa sem que essa pessoa queira de todo o coração. Aprendi que ninguém tem o direito de tentar te mudar se você não quiser também. Aprendi que pessoas que não fazem você se sentir bem não são seus amigos e que nem sempre uma boa ação anula uma coisa ruim. Aprendi que existem dores e decepções muito difíceis de curar, mas elas só se tornam impossíveis se um dos lados não estiver disposto a perdoar ou ser perdoado.
Eu aprendi que algumas pessoas não conseguem falar sobre seus sentimentos tão facilmente e que você precisa ter paciencia com essas pessoas, é preciso esperar o tempo delas e nunca tirar conclusões precipitadas. Aprendi que você não deve se culpar pelo problema dos outros em hipótese alguma. Aprendi que por mais que você se esforçe, tente de tudo e deseje de todo o coração que as pessoas voltem, se elas não quiserem, você não pode fazer nada. Aprendi que é preciso esquecer, é preciso continuar a vida, é preciso reconhecer que você é muito mais do aquelas pessoas e pode viver muito bem sem elas. Aprendi que por mais que as pessoas mudem, se afastem e vão embora, algumas amizades ficam para sempre em nossas lembranças e só isso basta para saber que valeu a pena e que você aproveitou o máximo possível. Aprendi que você pode contar com essas amizades que ficam com você, estejam elas onde estiverem, mas nunca espere que as coisas voltem a ser exatamente como eram antes.
Nunca espere nada de ninguém para falar a verdade. Não espere um abraço, não espere uma mão amiga, não espere que as pessoas fiquem ao seu lado quando você estiver na pior. Porque se você esperar, você vai se decepcionar... Simplesmente por que sempre vai existir aquelas pessoas que não se importam, as que se afastarão na primeira tormenta, ou as que se importam, mas com o tempo desistem por não conseguirem mais enxergar um motivo para estar ao seu lado. Sempre existiram as pessoas que vão te julgar quando você cair, sempre existiram os incapazes de sentir qualquer compaixão que seja, e você vai se machucar e muito caso não esteja preparado para isso. Aprendi que não devemos acreditar em promessas, mas sim em atos. Aprendi que por mais que para você uma pessoa não esteja se esforçando o suficiente, não significa que ela não esteja se esforçando o máximo possível. Aprendi que não podemos permitir que uma coisa ruim estrague um dia bom. Aprendi que proteger uma pessoa não é tão fácil quanto parece e que algumas coisas simplesmente não estão em suas mãos e você não pode fazer nada, por mais que isso te machuque.
Eu aprendi que devemos respeitar o limite de cada um e devemos exigir respeito quanto aos nossos limites também. Aprendi que alguém que te machuca constantemente sem nunca se importar nunca vai merecer seu amor. Aprendi que existem pessoas que valem a pena amar e pessoas que não. Aprendi que enquanto dependermos de nossos pais, não podemos nos dizer totalmente livres, aprendi que temos que ter jogo de cintura para lidar com suas regras e que, dependendo de como são seus pais, não adianta nada se revoltar e levantar a voz. Aprendi que estar amando é lindo e maravilhoso, aprendi que estar ao lado dessa pessoa pode ser extremamente difícil e que o mundo pode não querer que vocês estejam juntos, mas se você quiserem, ninguém nunca vai ter o poder de tirar esse amor de vocês. Aprendi que quanto mais dificuldades se apresentam em um relacionamento, mais forte ele se torna, por que tudo o que não mata, fortalece, como diz minha namorada. Aprendi que conversar é essencial, mesmo quando a conversa parece não levar a lugar nenhum.
Aprendi que adultos são complicados e que as vezes eles realmente não entendem, por mais que pensem entender. Aprendi que temos que ter paciencia com eles e que não podemos exigir que nos aceitem como nós somos assim tão facilmente. Aprendi que eles são muito mais preconceituosos do que parecem, aprendi que a gentileza e educação são diferentes do amor e do carinho... Mas não devemos desistir de todos eles não, com o tempo talvez eles entendam ou talvez nós os entendamos com o tempo, não importa. Alguns realmente entendem e nos amam e nesses que devemos nos focar.
Aprendi que existem alguns assuntos que não devem ser ditos para algumas pessoas, porque elas não estão prontas para lidar com isso. Aprendi que nem tudo precisa ser dito, nem tudo precisa ser contado. Aprendi que você precisa saber resolver seus problemas sozinho, para que quando você olhar a volta e não ver ninguém, você não se destrua. Aprendi que existem sentimentos e sensações que não podem ser nomeados, mas não significa que você seja o único que se sinta assim. Aprendi que não estamos sozinhos em nossa luta! Aprendi que nunca devemos dizer para alguém que chora que ele não tem motivo para tal. Aprendi que as pessoas não são tão diferentes assim afinal, mas que cada uma é única em suas sutilezas. Aprendi que se continuarmos tentando, um dia vamos conseguir, aprendi que só porque você fraquejou por um instante, só porque você teve uma recaída, não significa que você esteja perdido e que a luta tenha acabado, não! Significa que você vai levantar de novo e vai continuar lutando, perder uma luta não significa perder a guerra, certo?
Aprendi que viver é uma luta constante e que você precisa se corformar com isso. Aprendi que a dor nunca irá sumir, aprendi que algumas feridas simplesmente não podem ser fechadas, mas você aprende a lidar com elas, você aprende a sobreviver contra todos os defeitos, imperfeições, difículdades, traumas, dores, não importa, você aprende a viver. Aprendi que a felicidade está nisso: Aprender a viver. Aprendi que nada supera a satisfação de poder ser exatamente quem você é, sem que nenhuma corrente te prenda e te segure. Aprendi que todo mundo merece uma segunda chance. Aprendi que todo mundo tem o direito de ser feliz. Aprendi que só um homem seria capaz de mandar alguém para o inferno e que Deus deve ser muito maior que tudo isso e se não for também, então eu não quero acreditar nesse Deus. Aprendi que o amor sempre vale a pena, como já dizia os poetas, aprendi que qualquer forma de amor vale amar e nenhuma das formas é menor ou pior do que as outras. Aprendi que ninguém tem o direito de dizer quem você pode gostar ou não. Aprendi que "seguir o coração" é diferente de ser inconsequente e que a razão é indispensável tanto quanto a emoção. Aprendi que o equilíbrio existe, por mais distante e surreal que ele pareça estar e que você pode alcançá-lo.
Aprendi que você merece viver, exatamente como todo mundo, e que você cometeria a maior injustiça do mundo se não se permitisse tal.
Nesses 18 anos, foi isso que eu aprendi e pretendo continuar sempre aprendendo. Afinal, estar vivo significa ser um aluno e é isso que eu vou sempre ser.

Um comentário:

joo disse...

aprendi q se aprende ao tentar ensinar uma pessoa a abrir os olhos para o mundo q esta ai fora
aprendi q existem pessoas maravilhosas na sua frente e muitas vezes vc nao ve
aprendi q os melhores perfumes estao nos menores frascos
aprendi se sempre tem algo a se aprender
aprendi q quem vc julga ter muita coisa para aprender, eh quem tem mais a te ensinar

eh isso ai sah, vc cresceu mtu, estou muito orgulhoso se vc, nunca pensei q vc tenha aprendido tudo isso, que vc tenha se transformado em tao pouco tempo

:)