"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Convivendo a beira da loucura



Sabe... Quando nos referimos a transtornos psiquiatricos, muitas vezes esquecemos de falar sobre algo muito importante que são as pessoas que convivem com o doente. E hoje decidir falar um pouquinhos sobre vocês... Aproveitando o fato de eu ter acabado de perder dois amigos em função do problema que eu sou, além de ter afastado um ou outro também. Do mesmo jeito que tenho certeza que vocês não sabem o que e o quanto eu sinto, também não sei como vocês se sentem. Perdidos talvez? Impotentes? Não sei... A única coisa que eu sei é que os machuco, os decepciono, os confundo e muito provavelmente os mato de preocupação. Enfim, sou uma dor de cabeça das grandes. E pior... Não é sempre que vocês conseguem me ajudar, não é sempre que vocês conseguem me manter na linha, me animar ou seja lá o que for e isso os deixa frustrados. Mas não é porque vocês não são amigos bons o suficiente! É porque eu não tenho jeito mesmo... Me desculpem por isso. Vocês são brilhantes, sério mesmo.

De qualquer jeito... Uma coisa que pessoas que convivem com esses problemas precisam saber e ter bem claro em suas cabeças é que vocês não podem de jeito nenhum pegar os problemas desse seu amigo problemático para vocês! Você não podem de jeito nenhum pegar a dor dele para você. Se preocupar é uma coisa, tentar ajudar é outra, agora sofrer a mesma dor não vai ajudar em nada a não ser deixar o doente se sentindo mais culpado ainda. Ok? É importante separar as coisas... Porque se não você simplesmente não vai aguentar.

É claro que você pode simplesmente virar as costas e fugir do problema. O que é bem mais fácil. Mas caso você seja um daqueles cabeças duras pelos quais eu morreria, um daqueles que não desistem nunca, então você vai precisar ser forte, tudo bem? Forte e paciente, mas com pulso firme.

Lembrem-se que não queremos ser tratados com invalidos ou loucos, mas precisamos sim de ajuda e apoio (assim como todo mundo obviamente... Mas talvez nos precisemos um pouquinho mais). Não é fácil, não é agradável muitas vezes... Mas tem uma coisa que eu tenho certeza. Ninguém nunca será tão grato e os amará tanto quanto nós! Mesmo que as vezes não pareça (lê-se: durante um ataque de raiva destrutiva ou coisa assim). Eu não sei o que faria sem vocês, de verdade... Sabe, ter um amigo não significa ter alguém que irá carregar seus problemas. É claro que não! Ter um amigo significa ter alguém que caminhe lado a lado com você, só isso... Alguém que não te deixe sozinho, seja nos momentos bons ou ruins. Mas alguém que também saiba separar a sua dor da dele, para que ele possa ver seus problemas de fora, sabe? Quem tem a visão de fora consegue ver a saída muito mais fácil e só assim poderá realmente ajudar.

Não se esqueçam que a loucura não é contagiante, ok? Não tenham medo... Nós ainda continuamos a ser nós mesmos, em algum lugar aqui detro. Você só precisa olhar com mais atenção.

Nenhum comentário: