"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Como entender as pessoas?



É incrível a capacidade que algumas pessoas tem de compreender os outros, por mais que não consigam entender a dor em si ou o que é passar pelo que cada um passa, elas conseguem entender! Ou talvez não entendam mesmo, mas acreditam compreender e possuem a calma e a paciência que te convencem. A calma e a paciencia... Coisas tão distantes para uma pessoa como eu. Inconstante, impulsiva, inquieta, destrutiva... São tantos defeitos que tem até nome de doença e diagnóstico (só não inventaram a cura ainda lol). Sabe aquela história de citar 10 defeitos seus? Aposto que eu consigo citar uns 50. Enfim... Eu não consigo entender as pessoas. Não consigo nem compreender o que eu faço ou o que eu sou, como posso entender um pouquinho que seja os outros? É frustante... É frustante olhar para um amigo e perceber a tristeza nele, a confusão e a dúvida, mas não entender o porque, não saber como ajudá-lo muito menos como lidar com o problema.

É frustante querer ajudar sem poder... Simplesmente porque você nunca vai conseguir ajudar alguém se você não estiver bem com você mesmo. É mais frustante ainda imaginar que talvez você nunca consiga se sentir realmente bem consigo mesma, ou que os poucos momentos que isso acontecer não serão o suficiente para ajudar as pessoas a sua volta. E é um pouquinho mais doloroso saber que quando você finalmente estiver se sentindo bem consigo mesmo, você estará em um estado tão egoísta e voltado para si mesmo, que talvez as pessoas não estejam mais acima de você em sua "escala de importância" injusta, que talvez sua capacidade de endenter o próximo esteja ainda mais afetada e cega do que o normal.

No fim... A mais simples tarefa como compreender e aceitar a visão do outro, pode se tornar uma tarefa extremamente frustante e difícil durante esses pequenos períodos em que me sinto bem. Me sinto má. Simples assim, a malvada. A egoísta e egocentrica. Não porque eu quero... Mas simplesmente porque para mim não faz sentido. Não faz sentido suas reações e sentimentos, do mesmo jeito que não sei lidar com meus sentimentos e reações, também não sei lidar com os das pessoas a minha volta.

E eu quero... Como gostaria de conseguir mostrar para vocês o quanto eu os adoro, como gostaria de poder provar para vocês o quanto vocês são importantes e insubstituíveis, todos vocês... Cada um como um pequeno mundinho fascinante que eu tento entender. Cada um de vocês... Tão incrivelmente cheios de vida, interessantes e diferentes entre si. Gostaria poder ser uma amiga melhor para vocês, uma companheira melhor. Gostaria de saber medir entre a tristeza e a euforia, entre o tédio e a agitação, entre o amor e o ódio, o perto e o longe, a indiferença e a preocupação... Mas... Seja lá como eu esteja, aonde eu esteja, saibam que vocês são importantes para mim ok? Mesmo que meus atos digam o contrário, minhas palavras ou olhares. Não acreditem nunca em minha inconstância por favor. Acreditem quando eu digo que gosto muito de vocês. É verdade.

Um comentário:

uma garota disse...

owwwwwn, q bonitinha gostei desse post, nun foi deprê

então, eh facil entender as pessoas aposkapkso eh só se colocar no lugar delas, no meio em q vivem, na personalidade delas =p

e se vc ta sendo egoista pra se entender, se conhecer e melhorar... foda-se o resto asjsoaijsao primeiro o "eu" pra depois ajudar os outros ora bolas