"A vida é aquilo que você faz daquilo que te fizeram"

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sem heróis



Os adultos nunca escutam. Eu sempre soube disso. A criança que eu e muitas outras pessoas foram, foram sistematicamente ensinadas a permanecerem em silêncio. Ninguém escuta as crianças, é um fato, nunca entendi o porque mas é assim que as coisas são. Enquanto, ano após ano, eu era perseguida das mais diversas formas, eu sentia que a culpa era minha e eu que tinha que resolver isso sozinha. Eu nunca contei para ninguém porque sabia muito bem que heróis não existiam, pelo menos não no meu mundo. Eu não permitia a mim mesma sonhar porque não suportaria o peso de ser mais decepcionada do que eu já era. Aos 6 anos eu já desprezava os contos de fada, aos 8 já sentia que não era mais uma criança e nem me lembrava de um dia já ter sido uma. O mundo é um lugar duro e solitário de mais. E quando você cresce como eu cresci, você não consegue enxergar que o mundo e as pessoas não só podem como deveriam ser bons.

Eu demorei muitos anos para conseguir confiar em alguém, uma confiança frágil e quebradiça, mas um passo enorme para mim. Eu gostaria que as coisas tivessem sido diferente, eu gostaria que um adulto tivesse olhado por mim, tivesse percebido o quão mal as coisas iam para mim. Eu gostaria que alguém tivesse quebrado minha barreira de silêncio, me abraçado e me explicado que aquilo que eu passava era errado e que eu não precisava nem deveria passar por aquilo. Mas ninguém fez nada. É por isso que nunca acreditei em heróis, nunca contei com ninguém. O mundo me decepcionou muitas e muitas vezes.

Eu costumava odiar os adultos e a força que eles exerciam sobre as crianças, quase todos tiranos, mascarados ou não. Todos inúteis para mim. Como podem ser tão cegos? Como podem errar tanto ou serem tão maus e egoístas? Como podem negar a realidade bem diante de seus olhos? Eu nunca entendi. Enquanto a casa desabava eles só se preocupavam em gritar baixo para os vizinhos não ouvirem. "O que os vizinhos vão pensar?". Foda-se o que os vizinhos vão pensar. Esse está longe de ser o problema. Nunca consegui entender isso. Será que as pessoas emburrecem quando crescem? Eu costumava pensar que sim. Talvez.

Nenhum comentário: